A Escola Técnica de Saúde da Universidade Estadual da Paraíba recebeu, na tarde desta quarta-feira, 13, as técnicas do Ministério da Saúde, Núbia Brelaz Nunes e Marta Peralba, para a primeira visita de monitoramento do projeto de formação de técnicos de saúde desenvolvido pela UEPB.
Participaram da reunião a coordenadora geral da Escola, professora Eloíde Oliveira; as coordenadoras pedagógicas e locais do projeto; e representantes dos municípios de Sumé, Cuité, Esperança, Monteiro e Campina Grande, que são atendidos pela Escola Técnica.
Na avaliação da assessora Núbia Brelaz, o plano de curso e o cronograma de atividades didático-pedagógicas do projeto desenvolvidos pela UEPB, estão obedecendo os critérios exigidos pelo Ministério da Saúde.
Já a consultora Marta Peralba, disse que a Escola Técnica de Saúde está com um bom potencial de trabalho e uma equipe de muito boa qualidade. Para ela, o projeto está contribuindo para que haja significativas melhorias no atendimento de saúde à população.
A professora Eloíde Oliveira, coordenadora da Escola, afirmou que com a visita foi possível realizar a supervisão do projeto para se trabalhar na consolidação de novas parcerias na área de saúde para a Universidade Estadual.
Fruto de um projeto elaborado numa parceria entre a UEPB, UFPb, Ministério da Saúde e nove municípios do Estado da Paraíba, a Escola Técnica de Saúde da UEPB tem como objetivo qualificar agentes comunitários em saúde (ACS) que estejam exercendo a profissão nos municípios envolvidos, além de atender à comunidade em nível de formação técnica de todos os departamentos do CCBS da Universidade Estadual que tenham qualificação no quadro profissional técnico.
Oferecido gratuitamente, o projeto tem uma carga horária total de 1.200 horas e, nessa primeira turma, está preparando 876 agentes comunitários em saúde, com aulas de segunda a sexta, das 13h30 às 17h30. No caso específico de Campina Grande, as aulas da Escola acontecem no prédio do Departamento de Administração da Instituição.
Redação com Assessoria