As supostas vítimas de tentativa de compra de votos nas últimas eleições em Campina Grande, Odete Leal e Paula Barbosa, estão depondo neste momento, em sessão fechada na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), presidida pelo vereador João Dantas (PTN). A opção pela sessão secreta foi do próprio Dantas, que com o objetivo de preservar as cooptadas, impediu o acesso de populares e da imprensa ao local.
Os depoimentos começaram as 15h30 desta quinta-feira, 14, e a previsão é que só terminem no fim da tarde.
O suposto crime eleitoral veio a tona após a divulgação de um vídeo anexado à denúncia de compra de votos, feita ao TRE pela coligação “Por Amor à Paraíba”, no dia 11 de outubro, mostra Ana Cláudia e Vilauba Morais negociando emprego, ajuda de custo e casa para cabos eleitorais de Campina Grande em troca de votos.
Nas imagens se pode perceber que é negociado um emprego para a cabo eleitoral “Paula” no Programa de Saúde da Família (PSF) da cidade. Já para a cabo eleitoral Odete, as esposas negociam ainda ajuda de custo e a inscrição num programa de casas populares. Nas imagens, as cooptadas se comprometem ‘vestir a camisa’ da campanha do senador José Maranhão (PMDB) e articulam boca de urna próxima às seções eleitorais.
Janildo Silva
ClickPB