A partir de fevereiro do próximo ano, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) estará implementado o sistema de bilhetagem eletrônica, o Passe Legal, dentro da administração pública. Já em janeiro, todos os servidores municipais que utilizam vale-transporte receberão um cartão magnético inteligente que armazena valores em reais para pagamento de passagens nos ônibus.
Essas ações ficaram acordadas na manhã desta quarta-feira (13), numa reunião no Centro Administrativo Municipal (CAM) entre a secretária de Administração (Sead), Suelma Bruns; o superintendente de Transportes e Trânsito (STTrans), Deusdete Queiroga, e representantes de órgãos e empresas ligadas à operacionalização do sistema na Capital.
Para tanto, outros procedimentos necessários à eficácia do processo também foram definidos na reunião, como cadastro e divulgação interna e externa do novo sistema. Até o final deste mês, a Sead fará todo cadastramento dos servidores beneficiados e encaminhará para a Associação das Empresas de Transportes Coletivos de João Pessoa (AETC-JP), como forma de controle para a operacionalização.
De acordo com Suelma Bruns, o cadastro de controle de todas as outras secretarias já é feito permanentemente pela pasta, mas esse agora constará basicamente de nome, matrícula, endereço, CPF, secretaria e unidade de trabalho dos servidores. A próxima etapa, que acontece durante todo o mês de janeiro de 2007, é a distribuição dos cartões magnéticos aos servidores municipais que utilizam vale-transporte de papel.
Já Deusdete Queiroga afirmou que alguns órgãos municipais, como a STTrans, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) – que possuem autonomia administrativa e financeira – executarão individualmente esse processo.
Os titulares da STTrans e Sead entenderam que a divulgação interna junto aos servidores e a externa com a imprensa são de extrema importância, para que o servidor municipal e outras categorias se incorporem ao sistema gradativamente, paralelo aos processos burocráticos e operacionais.
"Estaremos mudando uma cultura e não apenas um sistema de aperfeiçoamento do transporte público urbano. Temos a obrigação de preparar o servidor para essas inovações e mudanças no seu cotidiano", explicou Suelma Bruns.
Secom-JP