O ex-ministro e ex-deputado federal pelo PT de São Paulo, José Dirceu, em visita a João Pessoa, afirmou nesta quinta-feira, 14, que teve o seu mandato cassado por motivos políticos e que vai lutar para reconquistar a sua elegibilidade em 2007. “Já focou muito claro que a minha cassação se deu por motivos políticos e isso é ilegal, consequentemente a partir do próximo ano vou lutar para recuperar a minha elegibilidade, já que ainda possuo meus direitos políticos”, revelou.
Um dos palestrantes do seminário promovido pelo diretório estadual do PT na Paraíba, realizado no Hotel Ouro Branco, Dirceu revelou que se sente muito confortável como militante do PT e que não precisa de nenhum mandato para fazer política. “Fui presidente do PT por sete anos, deputado e ministro. Nunca precisei de mandato para fazer política ou lutar pelo meu país, mas é claro que sinto falta de alguns colegas. Vou participar de todas as atividades do PT, mas não vou disputar nenhum cargo”, garantiu.
Com um sorriso tranqüilo no rosto, o ex-deputado brincou ao se posicionar no púlpito vendo o microfone cair algumas vezes antes de começar a falar. Dirceu foi defendido com mais empolgação pelo deputado federal Luiz Couto (PT/PB). “Este companheiro foi cassado sem nenhuma prova da sua culpa e garanto a você Dirceu, que a militância petista vai lutar conosco pela volta dos seus direitos políticos”, afirmou Couto.
Sobre o PT da Paraíba, o ex-homem forte do governo Lula elogiou o deputado estadual Frei Anastácio (PT), pelo tema do seminário (O PT e os desafios do segundo governo Lula). “O presidente do diretório aqui da Paraíba está de parabéns por discutir esta questão, afinal o segundo governo do presidente Lula tem o diferencial de já ter resolvido os problemas econômicos e estar diante da possibilidade de investir ainda mais nos programas sociais”, falou.
A mesa, que contou com as presenças do presidente Frei Anastácio, do deputado Luiz Couto, do líder da bancada petista na Assembléia Rodrigo Soares e do prefeito de Pombal, Jairo, aplaudia cada palavra mais empolgada do petista acusado de chefiar a máfia do mensalão. Para o prefeito petista, o governo Lula cometeu alguns erros e os gestores municipais podem apresentar sugestões para o Executivo federal. “Acho que deveríamos preparar uma carta neste evento e levar nossas sugestões à presidência da República, afinal não queremos que sejam cometidos os mesmos erros do primeiro mandato. É claro que Lula acertou muito mais que errou”, defendeu.
Ironizando o processo que corre contra ele no Supremo Tribunal Federal, Dirceu disse que se for declarado culpado do processo que responde vai morrer na cadeia. “Eles me acusam de ser chefe de uma quadrilha e isto é muito grave. Se eu for condenado minha pena será tão grande que morro na cadeia”, brincou.
Centenas de petistas lotaram o auditório e o saguão do hotel e durante a palestra, Dirceu foi interrompido diversas vezes por militantes que gritavam frases de apoio ao ex- ministro.
Janildo Silva
ClickPB