Começa nesta sexta-feira (15) e vai até o dia 4 de fevereiro, o 5º Salão de Artesanato da Paraíba, que vai reunir mais de 4 mil artesãos de todo o Estado, representando diferentes tendências de produção artesanal. O evento é promovido pelo Governo do Estado, através do Programa “A Paraíba em Suas Mãos”, com de instituições financeiras, Sebrae e Chesf.
O Salão de Artesanato Versão 2007 tem como tema central “Os Santos”, numa tentativa de mostrar a religiosidade dos paraibanos expressada pela imaginação dos artesãos, destacando-se mais os que trabalham com a arte sacra e motivos natalinos. O mesmo espaço abre espaço para todas artes, que vão desde o artesanato indígena, de Rio Tinto, Marcação e Baia da Traição, até as rendas renascenças do Cariri paraibano que tem feito bastante sucesso nas passarelas de moda nacionais e internacionais.
No salão, outros tipos de tipologias artesanais estarão presentes, com destaques para as peças feitas de barro, flandes, fibras, fios, madeiras e sementes. A gastronomia também terá presença garantida no salão, os as pessoas poderão degustar doces, licores caseiros, rapadura, cocada, presépios de chocolate, produtos originários do leite de cabra como licores e queijo.
Uma novidade no Salão será a Rodada de Negócios entre os artesãos e lojistas dos Estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte, sempre às quintas-feiras, a durante o evento, acontecendo das 10h às 22h. Os organizadores do Salão do Artesanato acreditam, a exemplo do ano passado, o período de verão que tem a presença de muitos turistas na Capital vai favorecer as vendas.
O Salão terá como imagem de campanha a original peça em madeira da “Ceia Larga”, do artesão Guariguazi, exibida através de folhetos, outdoor, anúncios e camisetas dos participantes.
A ser aberto pelo governador Cássio Cunha Lima nesta sexta-feira (15), e pela coordenadora do Programa “A Paraíba em Suas Mãos”, primeira dama do Estado, dona Silvia Cunha Lima, o evento ficará aberto a visitação do público todos os dias, no Jangada Clube, em João Pessoa, das 16h às 22h, sendo que nos dias 24 e 25 de dezembro e dia 31 e 1 de janeiro de 2007, não funcionará devido os festejos de Natal e Ano Novo.