O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da compra de votos em Campina Grande, vereador João Dantas (PTN), informou há poucos instantes ao portal ClickPB que a primeira-dama de Campina Grande, Ana Cláudia e a esposa do deputado federal eleito, Vitalzinho (PMDB), Vilauba Morais, não compareceram e nem enviaram uma justificativa para a ausência na sessão de hoje (15). As duas seriam ouvidas sobre o caso que ficou conhecido como “CPI do sofá”, onde as supostas cooptadoras foram flagradas em um vídeo oferecendo emprego, recursos para boca de urna e inscrição em um programa de casas populares em troca de votos.
Para Dantas, a atitude das esposas dos políticos mostra um desrespeito a Câmara e ao povo de Campina Grande. “Vamos à Justiça para responsabilizar legalmente as depoentes. Vou encaminhar um requerimento à comissão que certamente será aprovado”, disparou o oposicionista.
O caso
O suposto crime eleitoral veio a tona após a divulgação de um vídeo anexado à denúncia de compra de votos, feita ao TRE pela coligação “Por Amor à Paraíba”, no dia 11 de outubro, mostra Ana Cláudia e Vilauba Morais negociando emprego, ajuda de custo e casa para cabos eleitorais de Campina Grande em troca de votos.
Nas imagens se pode perceber que é negociado um emprego para a cabo eleitoral “Paula” no Programa de Saúde da Família (PSF) da cidade. Já para a cabo eleitoral Odete, as esposas negociam ainda ajuda de custo e a inscrição num programa de casas populares. Nas imagens, as cooptadas se comprometem ‘vestir a camisa’ da campanha do senador José Maranhão (PMDB) e articulam boca de urna próxima às seções eleitorais.
Janildo Silva
ClickPB