Brasil

Operação da Polícia Federal interdita 18 bingos no Rio

Dezoito bingos foram interditados hoje, na terceira operação da Polícia Federal no Rio de Janeiro em dois dias consecutivos. Oitenta caminhões foram mobilizados

Dezoito bingos foram interditados hoje, na terceira operação da Polícia Federal no Rio de Janeiro em dois dias consecutivos. Oitenta caminhões foram mobilizados para recolher 4.800 máquinas de vídeo-bingo, avaliadas em R$ 75 milhões.

O Ministério Público Federal informou que a Justiça decretou a prisão de 19 acusados de envolvimento com a máfia dos caça-níqueis – policiais civis e militares, advogados e um jornalista. Dez já estão presos e nove mandados devem ser cumpridos neste sábado.

O delegado Alessandro Moretti informou que a PF começou a investigar a disputa entre quadrilhas rivais pelo controle do jogo na zona oeste e o envolvimento de policiais, que dariam sustentação "para que a guerra não chegasse ao caos".

Os agentes chegaram a policiais ligados ao ex-chefe de Polícia Civil, Álvaro Lins, acusado pela PF de ser o líder da quadrilha: "Álvaro Lins é apontado como o chefe desse grupo", afirmou Moretti.

Ele explicou que a casa de Lins não foi revistada, apesar de haver mandado de busca e apreensão, porque houve dúvidas quanto à competência da decisão judicial, já que o delegado havia sido diplomado deputado estadual. "Não houve tempo de consultar o Tribunal Regional Eleitoral e não iríamos colocar em risco toda a operação por causa de uma divergência de entendimento quanto à competência judicial", afirmou.

O Ministério Público Federal informou ainda que a Justiça determinou mandado de busca e apreensão na casa do jornalista da Rede Globo José Messias Xavier. De acordo com as acusações, Messias "recebia mensalmente da organização criminosa para repassar informações sobre movimentações das Polícias Civil e Federal que pudessem atrapalhar os interesses da quadrilha". A prisão preventiva dele pedida pelo MPF não foi decretada pela Justiça.

"É importante salientar que a participação do jornalista foi descoberta durante as investigações, a partir do monitoramento telefônico de integrantes do grupo de Iggnácio (Fernando Iggnácio, bicheiro), em especial o advogado Silvio Maciel de Carvalho, seu principal elo de contato, com quem mantinha freqüentes ligações telefônicas", diz nota do MP. Xavier não foi localizado pelo Estado. A Rede Globo também não se pronunciou.

Ouro de Tolo

A operação Ouro de Tolo foi deflagrada para combater os crimes de descaminho, contrabando e sonegação de tributos cometidas pelos donos de bingos. "A discussão jurídica sobre o jogo é violenta e não vou entrar no mérito. A Polícia Federal está centrada no crime. Esses componentes não são fabricados no Brasil e não podem ser importados", afirmou o delegado federal Cristiano Sampaio.

Ao todo, 431 agentes federais vindos de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Brasília e Paraná permanecem na cidade para cumprir os mandados de prisão e de busca e apreensão. A partir de 7h30, ônibus de turismo começaram a deixar o Centro de Educação Almirante Adalberto Nunes (Cefam), da Marinha, na Avenida Brasil, onde os agentes que participaram da operação passaram a noite.

Na frente do Bingo Arpoador, na zona sul, 30 agentes desembarcaram para cumprir mandados de busca e apreensão. Lá, havia 320 máquinas de videobingo. Trinta caminhões-baú de frete foram contratados pela PF para transportar os máquinas. 

Agência Estado

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Gilmar Mendes vota para colocar Robinho em liberdade; placar está 3 a 1 para manter prisão

2

Brasil

Lula promete e defende liberação de licenças para petróleo na foz do Amazonas, dizem senadores Omar Aziz e Eduardo Braga

3

Brasil

Edital do concurso Pré-sal Petróleo S/A com 100 vagas e salários de R$ 19 mil será lançado em dezembro

4

Brasil

Prazo para pedir reaplicação de provas do ENEM termina hoje

5

Brasil

STJ valida cultivo medicinal da cannabis por empresas e dá prazo para regulamentação