Pelo segundo ano consecutivo, o Governo do Estado estará realizando a
Campanha Amigo do Turista, que visa estimular as pessoas a fazer um bom
atendimento aos visitantes do Estado, principalmente João Pessoa e
Campina Grande, neste período de alta estação. O lançamento será na
quinta-feira, dia 21, pelo governador Cássio Cunha Lima. É uma ação que
envolve 38 parceiros, sendo órgãos da administração estadual, dos
municípios e da iniciativa privada.
Entre os parceiros está o Procon estadual, que vai atuar de maneira
fiscalizadora e orientadora durante este período, inclusive distribuindo
entre os turistas um Código do Consumidor Estrangeiro traduzido para o
Inglês e Espanhol, de modo que as pessoas possam ter acesso facilitado
aos direitos enquanto consumidores.
O Procon vai distribuir a cartilha com os turistas durante o lançamento
da campanha, como material informativo. Também no aeroporto Castro Pinto
deve instalar um balcão de atendimento durante o período de alta estação,
como já faz a PBTUR.
O Procon estadual vai estar integrado, de forma efetiva e permanente, à
Campanha Amigo do Turista, atendendo a uma determinação do governador
Cássio Cunha Lima para o sucesso da campanha, afirmou o secretário
executivo do órgão, Murilo Padilha.
Ele lembrou que de forma permanente o Procon já tem uma parceria com a
PBTUR que garante, todo o final de semana e nos dias feriados, a presença
de uma equipe de plantão para atender aos turistas, das 9 às 19h00. Como
se trata de pessoas que têm pouco tempo na cidade, o fiscal vai ao local
reclamado e procura dar a resposta às reclamações com urgência,
explicou.
Segundo informou o secretário do Turismo e do Desenvolvimento Econômico,
Roberto Cabral, o Governo do Estado está animado com os números que
registram o crescimento do fluxo de turistas nos últimos quatro anos, com
a Paraíba se tornando um novo destino turístico no Nordeste, constatado
pela presença de turistas e pelos investimentos que vêm sendo executados.
Como exemplo citou a inauguração de 10 novos hotéis em 2004 no Estado. A
taxa de ocupação hoteleira, que nos anos de 2003 e 2004 oscilava em torno
de 55% a 60%, em 2006 chegará a 80% na alta temporada, acredita.
A meta da campanha é a realização de um conjunto de ações estruturantes
voltadas para a boa recepção aos turistas por parte dos que residem na
Paraíba, e em especial a Capital, além de sensibilizar a população para a
importância do turismo como fator de desenvolvimento na geração de
ocupação e renda, com a inclusão social, afirmou.
Redação com Assessoria