A informação da instalação do núcleo do INTO (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia), no próximo ano em Campina Grande foi dada pelo diretor de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, José Temporão, ao secretário de Saúde da Prefeitura de Campina Grande, Metuselá Agra, e ao deputado Vital Filho, durante audiência de ambos no Ministério da Saúde, em Brasília. "É um
equipamento que só é instalado em capitais e Campina Grande será a primeira cidade do interior do país a receber tão importante investimento em saúde", destacou Vital Filho.
Segundo Vitalzinho, R$ 2,3 milhões serão investidos em equipamentos, que serão tombados pelo município de Campina Grnade e cedidos para que um hospital público ou sem fins lucrativos possa oferecer o serviço. Com a implantação de um núcleo de Traumatologia e Ortopedia em Campina, a população da cidade e de outros municípios próximos será beneficiada com
mais um serviço de alta qualidade.
Na viagem, considerada por Metuselá e por Vitalzinho bastante positiva, ficaram garantidas ainda a ampliação de um para quatro – FAP, Dr. Edgley, Hospital Antônio Targino e João XXIII – o número de hospitais cadastrados para o serviço de Terapia Renal Substitutiva tipo 2 e o pagamento de suplementação de R$ 284 mil referente à Terapia Renal Substitutiva tipo 1 dos meses de maio a setembro deste ano.
O secretário de Saúde aproveitou a oportunidade para relembrar um documento entregue pela Secretaria de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde onde é solicitada a definição, em caráter administrativo e emergencial, de uma câmara de compensação para o devido ressarcimento financeiro a Campina Grande pelo município de origem dos pacientes que atendem pessoas oriundos de outros municípios e até de outros Estados.
da redação com assessoria