A brasileira Marta foi eleita a melhor jogadora do Mundo pela Fifa no ano de 2006. A meio-campista foi coroada em festa realizada nesta segunda-feira, na Suíça.
Marta, que tinha batido na trave por duas vezes (terceiro lugar, em 2004, e segundo lugar, em 2005), teve 475 pontos. Ela superou a norte-americana Kristine Lilly, que ficou com o segundo lugar (388 pontos), e a alemã Renate Lingor, que terminou em terceiro, com 305 pontos.
Com apenas 20 anos, a brasileira se torna a primeira jogadora do país a conquistar o prêmio. Bastante emocionada, ela recebeu o troféu da mão do presidente da Fifa, Joseph Blatter.
Nesta temporada, Marta liderou o clube sueco Umea IK na campanha rumo à quarta final da Copa da Uefa, que será decidida contra o Arsenal, tendo marcado sete gols em sete partidas na competição.
"Primeiro, queria agradecer a Deus por tudo que consegui até agora. Aos meus familiares, ao meu clube na Suécia. Enfim, àquelas pessoas que me ajudaram a chegar até aqui. Vou trabalhar firme para voltar aqui mais vezes", disse Marta após a conquista.
Antes da coroação, a jogadora brasileira já tinha declarado que era uma vitória disputar o troféu pelo terceiro ano seguido e pediu maior empenho dos dirigentes para valorizar o futebol brasileiro.
"Estar aqui já é uma vitória para mim. No Brasil, falta interesse em apoiar o futebol feminino, não há empresários que queiram criar um campeonato profissional. Talvez a CBF pudesse conversar com os clubes para pedir-lhes que criem uma liga feminina, pois isso seria muito útil para a Seleção", afirmou.
Redação Terra