O artista plástico Flauberto abre a exposição de fotografias, com o título de Dark Room, na galeria Archidy Picado, no Espaço Cultural, nesta quinta-feira, 21, e segue até o dia 29 de janeiro.
O artista, paraibano de Juazeirinho, mas que mora na Europa há sete anos, já mostrou seu trabalho em Tóquio, Berlim, Istambul, Sidney, Seul, Áustria, Rússia e Estados Unidos, no projeto United Buddy Bears.
O artista também já mostrou seu trabalho na Academia de Arte de Berlim, representou o Brasil na V Bienal do Desenho de Novosibirsk na Rússia.
O artista plástico Flauberto Medeiros homenageou a rainha do cangaço do Brasil ao pintar o símbolo de Berlim -um urso- para o projeto United Buddy Bears. "Maria Bonita” representará o Brasil em meio a outros 130 ursos, cada qual pintado por um artista de nacionalidade diferente, e será disposta a partir da metade de junho ao lado de outro grande símbolo da cidade, o Brandenburger Tor.
Natural de Juazeirinho (PB), Flauberto pisou em Berlim a primeira vez em 1999 quando, com exclusividade, expôs suas pinturas no Museu Checkpoint Charlie (que, para quem desconhece, é especializado na Guerra Fria e situa-se acerca do portão onde as pessoas tentavam entrar e sair do setor norte-americano, na então ilha capitalista existente dentro da Berlim
socialista).
Flauberto Medeiros tem formação autodidata. Os primeiros registros de sua expressão plástica surgiram na infância quando, na ausência de seus pais, montava com lençóis um diminuto palco teatral no quintal de sua casa para, em seguida, apresentar-se aos colegas da pequena e pobre Juazeirinho, uma cidade cortada ao meio pela BR 230, encravada na escaldante e desolada
região da Cariri Paraibano, nordeste do Brasil.
O impulso adolescente acabou acontecendo com o apoio da mãe e, de Juazeirinho, Flauberto foi para a capital paraibana. Ao longo de vinte anos, perambulou por Salvador, Rio de Janeiro e Basel (Suíça), até chegar a Berlim.
A memória remota constitui a carga emocional do trabalho atual de Flauberto. Em suas pinturas, as palavras e figuras atuam como relances de suas próprias experiências e expectativas. Mais do que consciência, o objeto da sua arte tem a obsessão dos limites, reinvidica sua própria condição no mundo e, como reflexo, a condição coletiva.
Serviço
Dark Room
Local: Galeria Archidy Picado
Abertura/vernissage: 21 de dezembro de 2006 às 20h00
Exposição: até 29 de Janeiro de 2007
Visitação: Segunda a Sexta das 08h às 18h – Sábado e Domingo das 13h às 19h
Redação
ClickPB