Em entrevista coletiva no Palácio da Redenção, o governador Cássio Cunha Lima acaba de anunciar, na manhã desta sexta-feira (22), os nomes dos auxiliares que vão compor a equipe administrativa do segundo governo tucano. No primeiro escalão, Cássio manteve na mesma pasta pelo menos doze nomes que fazem parte do primeiro governo. A equipe econômica não sofreu alterações.
Entre eles, Gustavo Nogueira (Administração), Jacy Toscano (Finanças), Milton Soares (Receita), Luzemar Martins (Controladoria-Geral), Franklin Araújo (Planejamento), Joás de Brito (Procuradoria-Geral), Pedro Adelson (Administrção Penitenciária), Sólon Benevides (Comunicação), Otávio Araújo (Defensoria Pública ), Geraldo Almeida (Saúde), Francisco de Assis Quintans (Agropecuária e Pesca) e Marconi Paiva (Esportes e Lazer).
As mudanças ficaram por conta da convocação dos deputados Carlos Dunga (Casa Civil), Inaldo Leitão (Escritório Representação em Brasília), Djaci Brasileiro (Desenvolvimento Humano) e Romero Rodrigues (Secretaria de Interiorização). Cássio anunciou ainda o procurador Eitel Santiago (Segurança), Francisco Evangelista (Infra-estrutura), Roberto Braga (Turismo), Jurandir Xavier (Ciência e Tecnologia) e Manfredo Guedes (Ação Governamental).
Com essa composição, apenas os suplentes de deputado estadual Pedro Medeiros (PSDB) e Biu Fernandes (PFL) assumem vaga na Assembléia Legislativa. Nenhum suplente da bancada federal terá vaga para assumir.
Perfil da nova equipe do Governo Cássio Cunha Lima – Gestão 2007/2010
Carlos Marques Dunga – Casa Civil
Nasceu em Pombal, em 7 de dezembro de 1945. Advogado. Formado em Direito pela Universidade Regional do Nordeste, em Campina Grande (1972-1978). Foi eleito Deputado Estadual (1995-1999) e Deputado Federal por dois mandatos (1999-2003/2003-2007). Proprietário rural, foi gerente da Cooperativa Agrícola Mista de Boqueirão e Secretário de Agricultura daquele município. Foi presidente da Assembléia Legislativa da Paraíba e também assumiu as secretarias da Agricultura, Irrigação e Abastecimento (1989-1990) e a de Cidadania e Justiça da Paraíba (1993-1994). Atualmente, é o primeiro-suplente do Senador Cícero Lucena (PSDB).
Franklin Araújo – Planejamento
Atual Secretário de Planejamento e Gestão da Paraíba. Graduado em Engenharia Elétrica, com cursos de pós-graduação nas áreas de Processamento de Energia e Gestão e Marketing. Exerceu os cargos de Diretor Técnico e de Presidente da CELB, foi Secretário de Planejamento do município de Campina Grande e diretor presidente da PB Gás. Atualmente exerce a função de Secretário de Estado do Planejamento e Gestão.
Gustavo Maurício Filgueiras Nogueira – Administração
Atual Secretário de Administração da Paraíba. Natural de Campina Grande, nasceu em 16 de agosto de 1963. Casado e pai de dois filhos. Doutor em Recursos Naturais pela UFCG, Campus I; mestre em Organizações e Recursos Humanos pela UFPB Campus I; MBA em Planejamento de Marketing pela European University. Fez especialização em Qualidade e Produtividade pela UFPB, Campus II. É graduado em Administração de Empresas e Psicologia.
Professor do Curso de Administração da UFCG, já exerceu, dentre outros cargos, as presidências da Agência de Águas, Irrigação e Saneamento da Paraíba e do Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos – CEAPE/PB. Foi também secretário de Administração de Campina Grande; diretor Administrativo-Financeiro da Agência Municipal de Desenvolvimento, além de diretor-adjunto e assessor de Recursos Humanos da Fundação Parque Tecnológico.
Milton Soares – Receita Estadual
Atual Secretário da Receita Estadual. Nasceu em João Pessoa, em 21 de setembro de 1939. É Bacharel em Direito pela UEPB, auditor fiscal da Receita Estadual aposentado, casado com Marli Soares e pai de três filhos. Foi Diretor Econômico e Financeiro da Celb e assessor jurídico da Bolsa de Mercadorias de Campina Grande. É especialista em Direito Tributário e Fiscal. Assumiu a Secretaria das Finanças de Campina Grande, nas gestões de Ronaldo Cunha Lima (1983 a 1988) e Cássio Cunha Lima (1988 a 1991).Foi secretário do Controle da Despesa Pública, de 1993 até 1995, no Governo Antônio Mariz, além de adjunto das Finanças no atual Governo Cássio, exercendo atualmente a titularidade da Secretaria da Receita Estadual.
Solon Benevides – Comunicação
Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Paraíba, desde 2 de janeiro de 1984 e Doutor pela Universidade de São Paulo – USP. Advogado militante. É Procurador do Estado da Paraíba. Professor de Direito na Universidade Federal da Paraíba. Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil- OAB- Seção da Paraíba. Tendo iniciado sua carreira pública muito jovem, foi Secretário de Estado por quatro vezes, exercendo a titularidade da Casa Civil, Apoio Parlamentar e Administração em diferentes governos. Na atual gestão de Cássio, já assumiu a Secretaria de Comunicação Institucional.
Luzemar Martins – Controladoria Geral
Atual Secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado.Graduado em Engenharia Civil, Bacharel em Física. Tem larga experiência no campo da informática, participando da implantação de diversos sistemas em órgãos dos setores público e privado. Ex-professor do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). É Auditor de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, onde foi admitido mediante concurso público e exerceu o cargo de Diretor Geral.
Na primeira gestão do Governo Cássio Cunha Lima foi Secretário de Finanças, da secretaria de Orçamento e Finanças (atual Secretaria de Planejamento e Gestão) e, desde 2005, exerce o cargo de secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado.
Joás de Brito Pereira Filho – Procuradoria Geral
Atual Procurador Geral do Estado. Nasceu em 6 de dezembro de 1962, em João Pessoa. Bacharel em Direito pela UFPB, ingressou na Procuradoria Geral do Estado em 1986. Procurador de carreira foi Procurador Geral Adjunto nos períodos de 1991 a dezembro de 1994, e de janeiro de 2002 a maio de 2006, quando passou a exercer o cargo de Procurador Geral do Estado da Paraíba. Desde sua formatura, em outubro de 1984, sempre atuou como advogado militante. atualmente é Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Paraíba.
Francisco de Assis Quintans – Desenvolvimento Agrário
Deputado Estadual e Engenheiro Civil e Técnico Agrícola com Mestrado em Engenharia Civil. Professor da UFPB foi diretor do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER) e consultor de empresas. Tem especialidades em barragens, em assuntos vinculados ao Semi-árido do Nordeste e em rodovias. Natural de Sumé, já foi secretário de Agricultura, Abastecimento e Irrigação do primeiro Governo Cássio.
Jacy Fernandes Toscano de Britto – Finanças
Atual Secretário de Finanças da Paraíba. Tem 64 anos de idade e é natural de João Pessoa. Casado, pai de três filhos, é graduado em Economia e pós-graduado em Engenharia Econômica e Administração Industrial, no Rio de Janeiro. Possui também especialização em Administração Pública e Planejamento Empresarial. Fez especialização em Planejamento de Investimentos na EDF- Paris e estagiou em Gestão Financeira na Eletricité de France “EDF”- Paris; Ente Nazzionale per Energie Elétrica (Enel),em Roma; Empresa Nacional de Eletricidad S/A (Endesa), em Madrid, e Eletricidade de Portugal “EDP” – Lisboa.Foi Professor do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Econômica e Administração Industrial da UFRJ – Rio de Janeiro. Foi ainda Diretor de Administração e Finanças da Companhia Paranaense de Gás “Compagas” – Curitiba, Diretor de Administração e Finanças da Companhia de Gás de Santa Catarina “SCGÁS” – Florianópolis, Diretor Econômico-Financeiro e de Relações com o Mercado da Companhia Energética de Alagoas – Maceió, Diretor Presidente da Sociedade Anônima de Eletrificação da Paraíba (Saelpa) – João Pessoa, Assistente da Diretoria Econômico-Financeira da Eletrobrás (RJ). Foi consultor da Gaspart – São Paulo, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BIRD) – em Lima, no Peru, e do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Gerencial (IDEG) – Rio de Janeiro.
Inaldo Rocha Leitão – Articulação Governamental (Brasília)
Nascido em 4 de novembro de 1951, iniciou sua carreira como advogado. Formado pela Universidade Católica de Pernambuco, fez pós-graduação em Direito pela UFPB, onde assumiu o cargo de professor da Faculdade de Direito, em Sousa, tendo respondido também pela Chefia do Departamento de Ciências Jurídicas e a Diretoria do Departamento do Campus VI, em João Pessoa. Conselheiro da OAB, secção da Paraíba e Procurador do Estado da Paraíba. Foi também Secretário de Justiça, Cidadania e Meio Ambiente da Paraíba. Foi deputado federal em dois mandatos (1999-2003/2003-2007) pelo PSDB.
Romero Rodrigues – Interiorização
É natural de Campina Grande. Nasceu em 9 de janeiro de 1966. Casado com a médica Micheline Moura, é graduado em Agronomia, com pós-graduação em Irrigação. Iniciou a carreira política em meados dos anos 90. Candidatou-se e foi eleito vereador em 1992 pelo PSDB; reeleito em 1996. Presidente da Câmara Municipal por duas vezes em 1º de janeiro de 2001, e, em 1º de janeiro de 2003, com posse nas datas respectivas.
Atualmente ocupa a presidência da Câmara Municipal de Campina Grande. Nos mandatos, o parlamentar já apresentou mais de três mil requerimentos e aproximadamente 100 projetos de lei.
Geraldo Almeida – Saúde
Atual secretário estadual de Saúde. É médico cirurgião formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com especialização na França em cirurgia do aparelho digestivo. Membro da equipe da Central Nacional de Transplantes. Aos 51 anos de idade, é lotado no Hospital Universitário Lauro Wanderley (na capital), o qual ocupou por mais de seis anos a sua divisão de cirurgia.
Antes de se formar médico, Geraldo foi, juntamente com o atual Sub-Procurador Geral da República, Eithel Santiago, Assessor Especial do Gabinete Civil do governador Ivan Bichara.
Djaci Farias Brasileiro – Desenvolvimento Humano
Nascido em 21 de julho de 1947, em Itabaiana, Djaci Farias Brasileiro já exerceu dois mandatos de deputado estadual (1999-2003/2003-2007), é formado em Medicina e tem atuação política no Vale do Piancó, tendo base eleitoral nos municípios de Nova Palmeira,Itaporanga,Ibiara,Pedra Lavrada,Serra Grande, Conceição, Emas, Pedra Branca e Coremas.
Eithel Santiago – Segurança e Defesa Social
Nasceu em João Pessoa, em 24 de outubro de 1955. Em 1976, bacharelou-se em Direito pela UFPB. Em 1979, cursou todas as disciplinas básicas do Mestrado de ‘Direito e Estado’ da UNB. Fez o curso, organizado pela ESMPU, sobre ‘Le Droit de L´Environnement´, na ‘Faculté de Droit et des Sciences Ecconomiques’, em Limoges, na França. A partir de 1991, passou a ser Professor (T-20), da disciplina ‘Ciência Política’, na UFPB.
Em 1977, inscreveu-se como advogado na OAB/PB, ingressando no Ministério Público Federal em 1984. Trabalhou como Procurador da República em Rondônia, no Distrito Federal e na Paraíba, onde também atuou como Procurador Regional da República, inclusive no ofício eleitoral. Atualmente, é Subprocurador-Geral da República, tendo sido promovido por merecimento a partir de 16 de maio de 1996. Ao longo de sua vida institucional, exerceu suas atividades nos ofícios criminal, cível, eleitoral e da tutela coletiva.
Manfredo Guedes Júnior – Acompanhamento de Gestão
Natural de João Pessoa, 31 anos. Advogado, formado pelo Unipê, na Capital, com pós-gradução em Processo Civil. Nesta primeira gestão de Cássio Cunha Lima, por três anos, foi o Defensor-Geral Adjunto. Assumiu a também no Governo do Estado a Secretaria de Acompanhamento da Ação Governamental e Casa Civil. Ele se desincompatibilizou do cargo para trabalhar na coordenação de campanha do deputado federal Ronaldo Cunha Lima e pela reeleição de Cássio. Também já atuou na iniciativa privada, na área de Direito Administrativo.
Neroaldo Pontes de Azevedo – Educação
Nasceu em São Caetano – Pernambuco, em 26 de novembro de 1945. Formado em Filosofia e Teologia, Mestre em Letras pela Universidade de Toulouse – França e Doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo. Ex-Professor, Ex- Diretor de Centro e Ex- Reitor da Universidade Federal da Paraiba. Foi Secretário de Educação e Cultura do Estado da Paraiba, no primeiro mandato do Governo do Estado, tendo exercido o cargo até o mês de março de 2006 e Secretário de Educação e Cultura do Muncípio de João Pessoa, no período de 1997 a 2002. Em âmbito nacional, assumiu cargos em diversas instâncias, tendo sido Vice-Presidente do Conselho de Secretários Estaduais de Educação (Consed), Membro do Conselho Nacional de Educação, Membro da Comissão Nacional de Educação de Jovens e Adultos, Presidente Nacional da União Nacional dos Dirigentes Muncipais de Educação (UNDIME), por dois mandatos, Membro do Conselho Nacional do Fundef, Membro do Conselho Técnico do programa Crer para Ver – Fundação Abriq, Membro do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Atualmente é Presidente da Aliança Francesa e Consultor da UNESCO. Autor de vários artigos e livros na área de literatura e de educação, com destaque para o livro Modernismo e Regionalismo nos anos 20 em Pernambuco.
Pedro Adelson – Administração Penitenciária
Atual secretário da Administração Penitenciária. Tendo 65 anos de idade, é natural de Alagoinha (PB). Filho de Agenor Clemente dos Santos e Eulina Guedes dos Santos, logo deixaria o seu município de origem para estudar na Capital paraibana. Fez o curso primário no Grupo Escolar Epitácio Pessoa. No Lins de Vasconcelos e no Liceu Paraibano concluiria o curso ginasial. Ingressa na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais.
Teve atuação no Grêmio Estudantil do Liceu Paraibano do qual foi presidente. Como advogado atuou nos foros da Paraíba e Pernambuco, bem como em favor de Sindicatos, Prefeituras e empresas públicas no Estado da Paraíba. Foi procurador do Estado da Paraíba com atuação no IPEP (Instituto de Previdência), Secretaria da Administração, da Saúde e outras. Atuou como procurador geral-adjunto do Estado da Paraíba e Procurador Geral do Estado no período de 1980 a 1982.
De 1961 a 1965 foi oficial de gabinete do Governador do Estado. Exerceu a Diretoria da Biblioteca Central Pública do Estado, cargo que ocupou de 1966 a 1970. Em 1963, aos 23 anos, é nomeado para o seu primeiro cargo administrativo. Entre 1982 e 1983 foi secretário de Segurança Pública. Deixaria essa pasta para atuar como secretário das Finanças até 1986. Nesse último ano é eleito para uma das vagas na Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba, sendo reeleito em 1990.
Na Assembléia foi presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas (1997 – 1992). Sua atuação de destaque o levou a liderar a Oposição durante quatro anos (1986 – 1990). Durante a Assembléia Estadual Constituinte (1989), atuou como relator-adjunto da Comissão de Sistematização. Na mesma Constituinte atuou como relator da Comissão de Organização dos Poderes. Foi secretário da Segurança Pública do Estado por seis anos (1994 – 2000).
Francisco Evangelista de Freitas – Infra-Estrutura
Atual Secretário de Infra-Estrutura da Paraíba. Nasceu em Alexandria, Rio Grande do Norte, em 21.02.1937. Ainda adolescente, foi eleito presidente do Diretório da Faculdade de Direito da UFPB, instituição pela qual se formou advogado. É mestre em Administração de Empresas, pela Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.
Em 1983, iniciou seu primeiro mandato de deputado estadual; em 1987, foi reeleito deputado estadual Constituinte e, de 1991 a 1995, representou a Paraíba na Câmara Federal.
Exerceu vários outros cargos públicos, como jornalista, delegado do Ministério da Agricultura, professor universitário, Procurador Geral da Prefeitura de João Pessoa, além de juiz de Direito concursado e secretário de Estado da Paraíba.
Francisco Evangelista já representou o Brasil junto à Conferência Mundial da ONU, em Nova York. É autor de dois livros: “Avaliação de Desempenho Humano na Empresa” e “Momentos Que Vivi – Memórias e Confissões”.
Roberto Braga – Turismo e Desenvolvimento Econômico
Nasceu em Cajazeiras, em 27.02.1947. Graduado em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da UFPB- Campus I. Pós-Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e pós-graduação em Finanças Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Curso de Especialização em Qualidade Total pela Japan Manegement Association e Curso de Especialização em Excelência pela Qualidade Total, pelo Massachussets Institut, nos Estados Unidos.
Já foi diretor-executivo da Atecel, professor de Engenharia Mecânica da UFPB e Diretor Industrial da São Braz S.A por 20 anos. Atualmente, é diretor da Imel (Indústria e Comércio de Meias Ltda) e diretor da WW Brasil Minérios Ltda.
Redação Clickpb