Homens, mulheres e crianças que vivem em situação de pobreza na Capital, sem garantia sequer de uma alimentação diária, partilharam com o prefeito Ricardo Coutinho (PSB) da Ceia de Natal promovida pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), na noite desta sexta-feira (22). Filé de frango com batata souté, creme de galinha, arroz branco, salada, farofa e chocolate, de sobremesa, foram servidos durante o jantar de confraternização realizado no Restaurante Popular, como parte da política de inclusão social e de segurança alimentar e nutricional do Município. No final da festa, todos receberam calçados como presentes.
Seu Salomão Francisco de Sousa, 66 anos, se emocionou quando viu a mesa posta para ele e outros que perambulam nas ruas da cidade. Ele contou que veio de São Vicente (PE) em 1985; começou negociando com bananas no Mercado Central, mas adoeceu, parou de trabalhar, perdeu o ganha-pão e passou a morar na rua desde 1992 e hoje vive de esmolas. Há um ano, luta por uma aposentadoria.
"Nenhum prefeito fez isso por nós. Só Ricardo Coutinho. Já estou cadastrado na Prefeitura pra receber uma casa e até fiz uma música pro prefeito", disse e, sem conseguir esconder a emoção, Seu Salomão correu para cumprimentar Ricardo, quando ele chegou ao Restaurante Popular. "A bandeira é do povo, Ricardo Coutinho vai ser prefeito de novo; coerente em João Pessoa, firme e tem muita proposta, é de trabalho que o povo gosta; unido terá vitória, avança João Pessoa, com Ricardo Coutinho, agora!", cantarolou Seu Salomão.
Abrigo – O prefeito recebeu os agradecimentos e saudou a todos os participantes. Ele explicou o motivo da ceia, que era reunir as pessoas numa confraternização natalina, e disse que a idéia da Prefeitura é construir uma política social que atenda àquelas pessoas. Ele anunciou a construção de uma casa-abrigo, onde os moradores de rua poderão dormir e fazer refeições diárias. "Segurança alimentar é um direito, não é um favor e a Prefeitura vai lutar para dar dignidade a todos. Estamos num país rico, mas com pessoas vivendo em extrema pobreza. Este governo e o governo Lula estão pensando em políticas públicas. Quem nunca teve voz na cidade vai fazer parte das preocupações e responsabilidades da Prefeitura", garantiu.
Segundo a Secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), Douraci Vieira, a idéia da ceia surgiu depois de uma reunião com moradores de rua cadastrados pela Prefeitura, na segunda-feira (18). "Eles manifestaram o desejo de ter uma ceia de Natal e o prefeito Ricardo Coutinho resolveu lhes dar esse presente. Em janeiro, deveremos abrir a casa para receber essas pessoas", disse.
Ônibus, custeados pela PMJP, fizeram o transporte das pessoas que moram distante do Centro da cidade. Além dos moradores de rua, cadastrados pela Sedes, participaram também trabalhadores que atuam nas imediações do Restaurante. A apresentação de uma Cantata de Natal, formada pelas crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), completou a programação do evento, que integra o calendário de atividades da Sedes para o mês de dezembro, dedicado às políticas públicas de segurança alimentar e nutricional.