Não é a primeira e nem será a última vez que você vai ouvir falar que existem carros que já nascem clássicos. Não importa se é por sua aparência, seu conceito, ou algo revolucionário que ele traga, alguns carros assim que o tocam seus pneus nas ruas eles se tornam clássicos.
Com o velho Fusca não foi diferente, desde o inicio de seus projetos na década de 1930, o nosso famoso besouro tinha tudo para ser um dos ícones da indústria automotiva. Preço, funcionabilidade, aerodinâmica, resistência e assinatura de Ferdinand Porsche. O carisma e os anos a fio de produção consagraram primeiro Volkswagen em um patamar privilegiado dentro da história do automóvel.
Depois de anos atuante um dia o nosso Fusquinha enfim teve que se aposentar, porém antes que isso acontecesse por completo, a própria Volkswagen aproveitou a imagem deste Volks e em 1994 durante o Salão de Detroit apresentou o New Beetle, um carro moderno com a mesma plataforma do Golf, que conseguiu herdar as formas arredondadas e parte do carisma de seu antecessor.
Em 2006 o New Beetle ganhou novos traços, pequenas alterações que deram uma refinada no ar deste modelo. Os pára-choques, faróis dianteiros e lanternas traseiras, rodas e painel de instrumentos foram modificados. Nada de muito brusco, mas que deixaram o Beetle mais leve ao olhar, até mesmo porque, ele nem precisa de retoques.
Mas isso são apenas detalhes, seu mais novo atrativo talvez não seja perceptível aos olhos e sim ao bolso. Produzido no México, o carro ganhou, ou melhor perdeu preço. Agora a versão manual com cinco marchas custa US$24 796, enquanto o modelo com câmbio automático sai por US$26 696. Estes preços já incluem uma boa gama de itens de série como: ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, piloto automático e airbag frontais e laterais. De opcionais ficam só o teto solar elétrico, o revestimento de couro e o sensor de chuva.
No mais ele continua com as mesmas características técnicas do New Beetle anterior, que lhe conferem uma boa mescla entre estabilidade e conforto, além de um motor 2.0 l que não chega ser bruto, mas tem potência de sobra para ultrapassagens, mesmo que o propósito do carro seja apenas desfilar, no mínimo passear.
Ta ele não tem, nem nunca terá a notoriedade do bom e velho Fusquinha, mas ele segue a risca o segredo de seu mestre, sendo muito carismático aos olhares dos transeuntes. É difícil manter-se isento ao ver o New Beetle passar, algum comentário ou mesmo um suspiro dos mais velhos ele sempre acaba arrancando.
Dados técnicos:
Transmissão
Caixa de câmbio manual
Marchas 5
Tração dianteira
Motor
Tipo em linha
Posição transversal
Alimentação injeção eletrônica
Combustível gasolina
Cilindros 4
Cilindrada 1984
Potência 116 cv
Rotação em potência máxima 5200 rpm
Torque 17,3 kgfm
Rotação em torque máximo 2400 rpm
Potência específica 58,5
Peso x Potência 10,7
Freios
Tipo de freio dianteiro disco ventilado
Tipo de freio traseiro disco
Rodas e pneus
Material do aro liga de metal leve
Largura do aro dianteiro 6,5 polegada
Perfil do aro dianteiro -J
Diâmetro do aro dianteiro 16 polegadas
Tamanho dianteiro 205 mm
Relação dianteira 55 %
Largura do aro traseiro 6,5 polegada
Perfil do aro traseiro -J
Diâmetro do aro traseiro 16 polegadas
Tamanho traseiro 205 mm
Relação traseira 55 %
Localização do estepe abaixo do porta-malas
Capacidades e medidas
Dimensões externas
Comprimento 4,129 m
Largura 1,721 m
Altura 1,498 m
Entre-eixos 2,509 m
Pesos
Peso em ordem de marcha 1246 kg
Outros
Capacidade porta-malas 209 litros
Capacidade do tanque de combustível 55 litros
Desempenho
APAX 10,8
Velocidade máxima 185 km/h
0 a 100 km/h 10,9 seg
Fonte: Terra