Mundo

Ser estressado vira mania cool nos EUA

Milhões de pessoas estão tão estressadas que não têm tempo para, entre outras coisas, almoçar, tirar férias, dormir, fazer exercício, ficar com a família ou faz

Milhões de pessoas estão tão estressadas que não têm tempo para, entre outras coisas, almoçar, tirar férias, dormir, fazer exercício, ficar com a família ou fazer sexo. Uma coisa elas têm bastante tempo para fazer: reclamar sobre o quanto estão estressadas.
Claro que todos nós dizemos procurar uma existência menos estressante. Nós nos retorcemos nas aulas de ioga e acendemos velas da "serenidade". Mas a verdade é que temos uma relação de amor e ódio com o estresse, mostra reportagem publicada pela rede MSNBC. Nós amamos dizer que odiamos.

"É chique ser estressado", afirma Leslie Reisner, Ph.D., psicóloga de Los Angeles e especialista em estresse nas empresas, à rede MSNBC. "Não apenas muitos de nós queremos estresse nas nossas vidas, como queremos mais estresse que os nossos colegas de trabalho", diz.

Você conhece o script. Se mencionar que trabalhou até as 22h, seu colega de trabalho diz que trabalhou até as 22h30. Essa corrida de gato e rato tem uma nova linha de chegada: não importa quem chega lá primeiro e, sim, quem está mais cansado.

Um bom exemplo foi presenciado por Tyler Hill, 30 anos, designer de Seattle, Estados Unidos. Recentemente ele ouviu um duelo no café de seu trabalho. "Um cara estava dizendo que estava prestes a sair de férias e dizia que fazia tempo que não tinha umas férias. Aí o outro cara diz: bem, eu trabalho aqui há quatro anos e sempre estive tão ocupado que nunca consegui tirar férias".

Estresse é igual a sucesso?
Reisner, que ensina "viciados em estresse" a largar o vício, afirma que esse comportamento "detestável" está ficando cada vez mais comum nas empresas dos Estados Unidos e do mundo porque "estresse se tornou sinônimo de sucesso".

"As pessoas agora se avaliam com base em quão ocupadas estão e em quantas coisas elas têm que fazer", explica. "Se eu tenho um problema e você tem um, eu quero que o meu seja maior que o seu para conseguir mais atenção", diz James W. Pennebaker, professor do departamento de Psicologia da Universidade do Texas, à rede MSNBC.

Quando alguém reclama do fato de trabalhar 14 horas por dia, de não ver a família e não ter tempo para férias ou sono, o que está realmente querendo dizer é: "Eu sou muito importante e valioso". "Mas também está fazendo isso para conseguir atenção e pena por parte dos demais", diz Pennebaker.

Além disso, o estresse também é freqüentemente usado nas empresas como desculpa para maus comportamentos, de mau-humor a erros no trabalho. Mostrar que você está estressado também pode servir como um mecanismo de defesa. Quando alguém fala para todo mundo que está estressado, está mandando uma mensagem que diz: "não me dê mais nada para fazer".

Redação Terra

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

STF retoma julgamento de habeas corpus de Robinho nesta sexta

2

Mundo

Donald Trump diz que Elon Musk vai liderar novo “Departamento de Eficiência do Governo”

3

Mundo

Ministro de Israel diz que se prepara para ampliar soberania sobre a Cisjordânia

4

Mundo

Bombardeio israelense no norte de Beirute deixa pelo menos 20 mortos

5

Mundo

Atentado em estação de trem no Paquistão deixa 25 mortos