O Programa Estadual de Orientação e Defesa do Consumidor no ano de 2006 até o dia 28 de dezembro teve 9.628 atendimentos, destes 6.672 transformaram-se em processo administrativo, foram realizadas 446 fiscalizações, 6.637 audiências e 1961 decisões administrativa foram proferidas pela Consultoria Jurídica do Órgão; 51% dos consumidores que buscam o órgão possuem a faixa etária compreendida entre 21 a 40 anos, sendo o sexo masculino quem liderou as queixas com 51,15% em contrapartida ao feminino com 48,85%; o meio de consumo mais utilizado pelo consumidor continua sendo a ida ao estabelecimento comercial com 89,97%, seguido pelo telefone com 4,48%; a área de produtos com 29,90% esta no topo das reclamações, sendo o aparelho de telefone celular o mais problemático, ante a falta de peças de reposição, seguido pelos assuntos financeiros 27,68% e serviços essenciais 25,12%, totalizando as três áreas juntas 82,70% do total de reclamações registradas.
No tocante a assuntos mais reclamados a telefonia celular e fixa, o cartão de crédito e a energia lideram as queixas e as 10 empresas mais reclamadas foram: TNL PCS S/A – OI, Saelpa, Telemar Norte Leste, Administradora de cartão de crédito, Jader Aparecido Vasconcelos (Assistência Técnica Celular), Tim, BENQ ELETRONICA (Siemens), BSE (Claro), C&A Modas e a Gradiente.
Este ano pela primeira vez em 16 anos de existência do órgão estadual, foi publicado o cadastro de reclamações fundamentadas, uma exigência do CDC contendo 1020 reclamações já incorporadas ao Cadastro Nacional que podem ser acessadas pelos consumidores através do site: www.mj.gov.br/dpdc/sindec. Já integram o Sindec as unidades do Procon Estadual localizadas nas Casas da Cidadania de João Pessoa, Campina Grande e Patos e como meta o procon deverá nos primeiros meses do ano vindouro formar parceria com os Procons Municipais de Cabedelo, Campina Grande, Bayeux, Patos e Souza.
Redação com Assessoria