A TAM divulgou nota na tarde desta sexta-feira em que informa que todos os cancelamentos de vôos feitos hoje pela companhia já haviam sido programados antes da determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de proibir a prática para impedir que a crise que atingiu os aeroportos brasileiros no Natal se repetisse no ano-novo.
Segundo a empresa, 22 decolagens foram canceladas e a informação repassada à Anac ainda na terça-feira. A TAM alega que eram vôos em que houve baixa procura ou em rotas que integram o chamado tráfego de negócios.
A Agência já havia informado que as companhias aéreas que cancelaram vôos nesta manhã não serão punidas, pois não houve prejuízo aos passageiros. Ontem, o ministro da Defesa, Waldir Pires, e o presidente da Anac, Milton Zuanazzi, anunciaram uma portaria que congela toda a malha aérea do País. As empresas estão proibidas de fazer qualquer cancelamento de vôo ou mudança de rota desde a 0h de hoje até o dia 2 de janeiro.
Segundo a Globonews, a movimentação é tranqüila nos aeroportos do País nesta sexta-feira. Houve poucos atrasos e nenhum vôos foi cancelado durante a tarde. Pela manhã, além da TAM, a Gol e outras companhias aéreas cancelaram cerca de 30 decolagens.
Redação Terra