EXCLUSIVO – O Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba cassou na última quinta-feira, 28, a liminar da Juíza Manogledes Ribeiro que reconhecia a antecipação da reeleição do vereador Fábio Lira (PSDB) para presidência da mesa diretora da Câmara Municipal de Bayeux. A decisão do desembargador Júlio Paulo Neto (Presidente do TJ/PB) pegou de surpresa até os funcionários da Câmara que já realizaram a distribuição dos convites de posse do atual presidente para o dia primeiro de janeiro, às 08h00, na sede do Legislativo.
Segundo fontes ligadas a Câmara, em fevereiro deste ano, os vereadores resolveram antecipar a eleição da mesa. Na ocasião escolheram Lira para continuar no comando da Casa, porém após uma consulta do vereador Flávio José ao regimento interno do Legislativo, se constatou que uma resolução anterior a que antecipou a reeleição de Lira, impedia a antecipação do pleito. Após a conclusão, os demais membros da mesa resolveram voltar atrás, para que fosse realizada uma nova escolha, mas Lira foi contrário e acabou tentando garantir na Justiça a sua permanência no cargo.
Sem querer se identificar, vereadores de Bayeux revelaram ao portal ClickPB que o favorito para dirigir a Casa no próximo biênio é o vereador Jerônimo Gomes (PPS), que já vem construindo uma base de apoio na Câmara.
Hoje a mesa diretora da Casa é composta por: Fábio Lira Diniz (presidente), Pedro Edvan do Nascimento (vice-presidente), Jerônimo Gomes de Figueiredo (primeiro secretário), Marivaldo Gonçalo (segundo secretário) e Maria das Neves de Medeiros (terceira secretária).
Aparentemente isolado e sem o apoio da maioria dos colegas do Legislativo, Lira pode recorrer da decisão do TJ no Supremo Tribunal Federal em Brasília.
Janildo Silva
ClickPB