A Praça da Paz, no Bancários, mais uma vez será palco de atrações culturais da cidade, na virada do ano, apresentando o samba de raiz da banda Beleza Negra e o forró pé-de-serra dos Cabras de Mateus. O evento acontece neste domingo (31), noite de réveillon, a partir das 21h, no Anfiteatro Poeta Lúcio Lins, promovido numa parceria entre o Conselho Gestor da Praça e a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).
Inaugurada no dia 14 de junho deste ano, a praça já é um espaço consolidado de convergência social da cidade, com uma visitação bastante significativa de pessoas que vêm de vários bairros e até de outras cidades e com a presença constante de esportistas, que lotam a quadra de esportes e as pistas destinada de skate e patins, e de pessoas que caminham diariamente no local. Além disso, o Governo Municipal incentiva a realização de projetos culturais na praça, a exemplo do Cultura de casa vai a Praça, Tertúlias na Filipéia e Encontro de Dança de Rua.
Os Cabras de Mateus
A banda de forró, que recentemente conseguiu aprovar o projeto do seu primeiro CD, através do Fundo Municipal de Cultura (FMC) com músicas autorais e composições inéditas de outros artistas locais, surgiu no ano 2000, no Alto do Mateus, e homenageia o bairro de origem já em seu nome. O grupo traz a proposta de contribuir com a resistência da cultura popular nordestina através da música, de causos e da literatura de cordel, tendo também uma grande inserção nos movimentos sociais, com participações importantes em eventos de cunho social, a exemplo da Marcha das Mulheres e Cursos de capacitação e formação política na Consulta Popular e no Movimento dos Sem Terra (MST).
A banda mostrará neste show, canções de poetas nordestinos, a exemplo de Meu Peito Pra Você, de Bebé de Natércio; Tudo Só por amor ao forró, de Pinto do Acordeon; A Dama de Ouro de Maciel Melo, e Anjo Querubim, de Petrúcio Amorim.
O compositor Chico Ribeiro, dos Cabras de Mateus, fala da importância da participação do grupo no evento. "Pra nós, é a coroação de um trabalho de resistência que estamos realizando e, de certa forma, até um reconhecimento, por parte dos gestores públicos com relação a nossa proposta de ação cultural, nos possibilitando até vislumbrar algo mais audacioso. Este evento nos deixa o sentimento de que o projeto de resistência cultural é coletivo", disse.
Beleza Negra
Outra grande atração da noite é a banda Beleza Negra, que surgiu no ano 2000, no bairro de Jaguaribe, e mostrará nesta ocasião, muito samba e pagode, cantando grandes sucessos nacionais de artistas como Zeca Pagodinho, Dudu Nobre e Jorge Aragão.
Funjope