Um novo vídeo não-oficial com imagens de Saddam Hussein depois de sua execução começou a circular pela internet.
As imagens foram aparentemente gravadas com um telefone celular, assim como as de outro vídeo não-oficial que foi divulgado um dia depois do enforcamento do ex-presidente iraquiano, em 30 de dezembro.
Mas ao contrário do vídeo anterior, que mostrava toda a execução, as novas imagens mostram o cadáver de Saddam já envolto na mortalha.
À medida que a região da cabeça de Saddam entra em foco, a mortalha é puxada, revelando um ferimento sangrento em seu pescoço.
Vozes
Não está claro quando nem onde o vídeo foi gravado.
Segundo a agência de notícias Associated Press (AP), o novo vídeo, de 27 segundos, apareceu em um site iraquiano sob o título "Um novo filme do defundo mártir imortal, presidente Saddam Hussein".
De acordo com a AP, são ouvidas no vídeo vozes dizendo "Anda, anda, vou contar até quatro…. Um, dois… Anda, você vai nos meter em um tremendo problema".
"Um segundo", diz outra voz, conforme a AP. "Um segundo, Abu Ali, estou quase terminando."
Críticas
O vídeo anterior provocou fortes críticas internacionais ao governo iraquiano pela forma como a execução do ex-presidente foi conduzida.
Ficou claro pelas imagens que Saddam foi provocado e trocou insultos com pessoas presentes à execução.
As autoridades iraquianas afirmaram que dois guardas presentes à execução haviam sido interrogado em relação ao primeiro vídeo.
O vídeo oficial da execução de Saddam, divulgado pouco depois de seu enforcamento, não tinha som e mostrava o ex-líder iraquiano sendo levado à forca de forma respeitosa.
BBC Brasil