Mundo

EUA atacam supostos alvos da Al Qaeda na Somália

O Exército dos EUA lançou nesta terça-feira um ataque aéreo contra supostos alvos da rede terrorista Al Qaeda no sul da Somália, informaram fontes oficiais do P

O Exército dos EUA lançou nesta terça-feira um ataque aéreo contra supostos alvos da rede terrorista Al Qaeda no sul da Somália, informaram fontes oficiais do Pentágono.

A ofensiva realizada com um avião AC-130 foi lançada com base em informações da inteligência de que terroristas da Al Qaeda estariam no local alvejado.

O Pentágono não informou se teve sucesso em atingir o alvo pretendido. Segundo informações oficiais, a Al Qaeda migrou para o sul do país no mês passado, vindo de Mogadíscio, depois que as tropas etíopes apoiadas pelo governo somali expulsaram os extremistas islâmicos.

Os EUA acusam o grupo extremista União das Cortes Islâmicas (UCI) de ter ligação com a Al Qaeda e de ser responsável pelo ataque contra Embaixadas dos EUA no Quênia e na Tanzânia, em 1998. Autoridades americanas dizem acreditar que membros da Al Qaeda acusados pelos ataques às Embaixadas estão refugiados na Somália há ao menos três anos.

Os acusados teriam forte vínculo com o UCI. A lista de procurados do FBI [polícia federal americana] identifica os homens como Fahid Mohammad Ally Msalam, Fazul Abdullah Mohammed, Ahmed Mohammed Hamed Ali, Abdullah Ahmed Abdulla, Anas al Liby e Ayman al Zawahiri considerado o "braço direito" do saudita Osama bin Laden, o líder da Al Qaeda.

A recompensa por informações que levem à prisão dos procurados é estimada em US$ 5 milhões. No entanto, os EUA oferecem uma recompensa de US$ 25 milhões por Al Zawahiri.

Segundo o FBI, ele é um médico egípcio que fundou o grupo extremista Jihad Islâmico no Egito. Em 1988, o grupo, que era liderado por Al Zawahiri, uniu-se à Al Qaeda.

"Temos informações da inteligência que estes membros da Al Qaeda exercem influência sobre a liderança do UCI, fornecendo logística, armas e suprimentos à milícia", disse Jendayi Frazer, secretário-assistente para Assuntos Africanos do Departamento de Estado dos EUA. 

Folha Online

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Imprensa internacional destaca evento em João Pessoa que celebra 500 anos de Camões

2

Mundo

Rússia lança 120 mísseis e 90 drones contra a Ucrânia

3

Mundo

STF retoma julgamento de habeas corpus de Robinho nesta sexta

4

Mundo

Donald Trump diz que Elon Musk vai liderar novo “Departamento de Eficiência do Governo”

5

Mundo

Ministro de Israel diz que se prepara para ampliar soberania sobre a Cisjordânia