Mais cinco nomes para ocupar cargos da administração indireta do Governo do Estado e de uma Secretaria Executiva foram anunciados oficialmente, no início da tarde desta terça-feira. Segundo o secretário Solon Benevides, da Comunicação, o governador Cássio Cunha Lima confirmou nomes para a direção da Companhia Estadual da Habitação (Cehap), Superintendência de Obras e Planejamento (Suplan), Departamento Estadual de Trânsito, Rádio Tabajara e Secretaria Executiva de Comunicação Social.
Para a Secretaria Executiva da Secom, Cássio decidiu manter Tarcizo Telino de Lacerda. Advogado, ex-deputado estadual, Telino ocupou vários cargos públicos: Secretário para Assuntos Extraordinários da Prefeitura de Campina Grande; secretário adjunto da Casa Civil nos governos João Agripino e Ronaldo Cunha Lima; Sub-secretário de Educação no Governo Ernany Sátiro e Secretário de Justiça, Cidadania e Meio Ambiente do Governo Antônio Mariz.
Para a presidência da Cehap, será nomeada Maria do Socorro Gadelha Campos de Lira, funcionária de carreira da Caixa Econômica Federal e integrante da Secretaria Executiva do Núcleo Estadual da Paraíba. Nos últimos anos, ela vem tendo um papel de destaque na implementação das políticas habitacional e de saneamento básico da CEF no Estado.
Já para a superintendência da Suplan, o nome escolhido pelo governador para substituir Ademilson Fontes Ferreira é o do engenheiro Vicente de Paula Holanda Matos. Oriundo da iniciativa privada, Matos tem um perfil técnico adequado para o cargo. Ademilson Fontes ocupará a diretoria técnica da Cehap.
Também na relação de nomes confirmados na administração indireta, o secretário Solon Benevides informou que o governador mantém no cargo o atual superintendente do Detran, Paulo Nepomuceno. Advogado com especialização em administração pública pela Universidade Federal da Paraíba, Nepomuceno implementou em sua gestão no órgão, nos últimos quatro anos, uma política de interiorização das ações do Detran e de modernização dos sistemas.
Para a superintendência da Rádio Tabajara, Cássio decidiu nomear o jornalista Levy Soares. Com 34 anos de experiência profissional, Levy é formado pela Universidade Estadual da Paraíba, com especialização em Educação à Distância pela Universidade Católica de Brasília. Exerceu cargos de editor-executivo do Programa Globo Rural, da Rede Globo, e também ocupou cargos de chefia de redação nas TVs Globo Recife e São Paulo, além de editor regional da TV Vanguarda (São José dos Campos) e da TV Paraíba, em Campina Grande. Na área de rádio, foi repórter das rádios Borborema e Caturité, em Campina. Faz parte da equipe da Secretaria de Comunicação da Paraíba desde 2003.
Os novos nomes anunciados:
Secretaria Executiva da Secom : Tarcizo Telino
Cehap : Socorro Gadelha
Suplan : Vicente Matos
Detran : Paulo Nepomuceno
Rádio Tabajara : Levy Soares
Maria América é nomeada Secretária Executiva da Educação e Cultura
A professora Maria América Assis de Castro reassume a função de Secretária Executiva de Estado da Educação e Cultura. O ato de nomeação foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (09), após ela ter passado um período (de abril a dezembro/2006) à frente da pasta da Educação, como titular.
Maria América passou mais de três anos na função de secretária executiva, de 2003 a 2006. Natural de Sousa, no Sertão da Paraíba, América é formada em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, e pós-graduada em Gestão Escolar. Foi secretária Executiva da Educação e Cultura, desde o início de 2003, secretária adjunta da Educação em 1994, diretora da 10ª Regional de Ensino (Sousa) e é professora da rede Estadual de Ensino, desde 1986.
Fonte: Secretaria de Comunicação do Estado