Além de todos os carrões apresentados no Salão de Detroit, a Ford apresenta também o novo Focus 2008, um carro de proporções mais moderadas diante da maioria dos destaques das demais marcas. No entanto, ele é um dos poucos que já tem data para seu início de vendas e, principalmente, chances reais de fazer parte de nosso cotidiano.
O novo Focus começa a ser vendido no segundo semestre deste ano na América do Norte e, a princípio, virá em duas versões de carroceria, uma de duas portas cupê e outra, já conhecida, de quatro portas sedã.
Com um motor 2.0 l bem mais leve que o atual, mas com os mesmo padrão de consumo – cerca de 15,7 km/l na estrada segundo a marca – o novo Focus foi remodelado por dentro e por fora, trazendo detalhes do seu irmão maior o Fusion.
De fato, quando olhamos para o novo carro de frente, ele tem a grade do radiador cromada que lembra o Fusion, mas a tal inspiração e os demais detalhes ficam muito subjetivos, dependendo do ângulo. O novo visual do Focus é mais quadrado e menos recortado que os traços “new-edge” do atual veículo.
O visual menos ostensivo do novo modelo pode agradar alguns, mas também deve descontentar outros mediante seu posicionamento mais pacato. Para compensar, os engenheiros americanos criaram a versão cupê, mais esportiva e com uma proposta mais jovial.
Por dentro, o carro ganha bons pontos. O processo que “retangularizou” as linhas externas, deixando o carro sem grandes chamarizes, deu uma linha mais uniforme ao painel, sem que para isso o interior ficasse com cara de careta.
Além disso, o Focus 2008 ganhou uma inovação tecnológica, o sistema Sync de comunicação e entretenimento ativado por voz, que permite usar telefone celular, receber mensagens de texto, baixar arquivos pessoais e controlar sistemas periféricos com entrada USB, caso o iPod, sem usar as mãos.
Como opcional, o modelo oferece um sistema de iluminação ambiente com LEDs que permite a escolha de sete tons diferentes para o habitáculo, uma personalização direto da fábrica.
Há muito tempo sem mudanças no Brasil, o Focus está merecendo uma reestilização. A possibilidade dessas mudanças também virem para terras tupiniquins é real mas ainda não confirmada. Mesmo com a vinda das novas linhas, não estão garantidos o sistema Sync, nem o de iluminação interna, dois charmes que valorizam o interior do novo modelo. Nos resta esperar e torcer.
Redação Terra