Natal – Presente à reunião dos governadores do Nordeste, em Natal, o ministro da Integração Nacional, Pedro Brito, assegurou que as obras de transposição de águas do Rio São Francisco deverão ser iniciadas em fevereiro. Em entrevista à imprensa, o ministro declarou que o Exército brasileiro já está pronto para o início das obras, aguardando apenas a autorização do Ibama.
Ele descartou que as obras causem dano ao Rio São Francisco, que detém 70% da água disponível no Nordeste e, com a transposição, irão beneficiar R$ 12 milhões de nordestinos. ´Já está claramente demonstrado por todos os estudos que as obras não trarão prejuízo algum para o Rio, porque vamos puxar apenas 1% do volume de água do São Francisco´, declarou Brito, que acredita no consenso entre os governadores nordestinos.
No início do encontro, o governador de Sergipe, Marcelo Deda, disse abertamente que é totalmente contrário à transposição e cobrou compensação aos estados doadores, como o Sergipe e a Bahia. O ministro declarou que o governo federal está aberto para discutir compensações aos estados doadores.
Com os governadores, ele veio falar ainda sobre a recriação da Sudene. Segundo o ministro, o projeto será colocado em prática ainda este ano. ´E a prioridade será o combate as desigualdades regionais, garantindo desenvolvimento à região nordestina´, declarou Brito.
O ministro ainda ressaltou a disposição do governo em criar fundo de desenvolvimento, com recursos oriundo da arrecadação dos tributos federais. ´Esses recursos são o que vão dar força para os investimentos da Sudene, para que o Nordeste tenha um parque industrial compatível com o global´, declarou.
Luís Tôrres
Clickpb