Mundo

Televisão chinesa inicia campanha contra reality shows

A Administração Estatal de Rádio e Televisão da China anunciou hoje que iniciará uma campanha contra a moda dos reality shows, atualmente as grandes estrelas da

A Administração Estatal de Rádio e Televisão da China anunciou hoje que iniciará uma campanha contra "a moda dos reality shows", atualmente as grandes estrelas da programação das emissoras chinesas.

Segundo o diretor da administração que regula os conteúdos audiovisuais, Wang Taihua, o órgão lutará contra programas "vulgares" deste gênero, que vem sendo explorado nos últimos dois anos através de programas como "Super Voice Girls", versão chinesa do "Fama".

"Há muitos reality shows em nossas telas, e muitos deles são de má qualidade, voltados para o pior do mercado", lamentou Wang em uma conferência com diretores de televisões provinciais.

Wang lamentou também que a moda destes programas tenha chegado ao monastério budista mais famoso da China, o de Shaolin (berço do kung fu), que no ano passado iniciou um concurso para encontrar o rei das artes marciais através de provas e semanas de convivência no estilo "Big Brother".

"Alguns dos programas são caóticos e muito vulgares. O Governo deve fortalecer a supervisão dos espaços de entretenimento e restringir o número de reality shows", afirmou Wang.

O órgão dirigido por Wang, controlado pelo Governo comunista, exerce uma ferrenha censura dos conteúdos nos centenas de canais de televisão chineses.

Em campanhas anteriores, foram proibidos vários conteúdos nas televisões do país: qualquer indício de erotismo foi retirado do ar, assim como programas que mostrem divórcios, amantes ou comportamentos "imorais". Canais de tele-vendas que mostram produtos milagrosos também não podem ser veiculados.

Atualmente, o reality show de maior sucesso na China é um concurso da televisão de Pequim "BTV" no qual se buscam atores para protagonizar uma versão de "O sonho do Pavilhão Vermelho", um dos romances mais famosos da literatura chinesa.

No programa, atores e atrizes, ou aspirantes, convivem juntos e competem para conseguir um papel na futura novela: a cada semana, vários deles são expulsos por não contar com o respaldo do júri.

A maior parte do programa mostra os perdedores do concurso, entre lágrimas, despedindo-se dos participantes que continuam na competição e despertando o pranto dos espectadores e até mesmo dos membros do júri.

Uma das cantoras mais famosas da China atualmente, Li Yuchun, se tornou conhecida ao vencer uma das edições do "Super Voice Girls", cuja final de 2006 foi vista por mais de 500 milhões de telespectadores. 

Efe

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Papa Francisco sofre queda e tem braço imobilizado, informa Vaticano

2

Mundo

Israel e grupo terrorista Hamas chegam a acordo de cessar-fogo, diz agência

3

Mundo

Mãe de paraibano preso em Paris, após desaparecimento, diz estar aliviada por ele estar vivo: “coração de mãe nunca se engana”

4

Mundo

Paraibano que estava desaparecido na Europa é encontrado preso suspeito de tráfico de drogas

5

Mundo

Terremoto de magnitude 6,9 atinge o Japão, e governo emite alerta por tsunami