Quando o Viper veio ao mundo, em 1992, ele foi apresentado apenas na versão roadster, mas já com todos os atributos necessários para chamar a atenção. Nem mesmo um guizo era necessário para que seus concorrentes soubessem com quem eles estavam lidando a partir daquele momento. Um V8 de 8.0 l e 406 cv já mostrava todo o veneno deste Dodge.
Com o passar do tempo e com as vítimas ganhando imunidade ao desempenho da víbora, os herdeiros deste ofídio foram se adaptando e ganhando progressivamente mais força, passando de seus 400 cv iniciais para 456, 466 até chegar aos 507 cv em 2003. Para 2008, a versão mais peçonhenta da história deste esportivo chega com o sobrenome SRT (Street Racing Technology Engineering) e 608 cv de potência!
Engenheiros da divisão SRT, juntamente com especialistas da McLaren Performance Technologies e da Ricardo Inc., conseguiram arrancar do V10 8.0 l derivado originalmente de uma picape Dodge Ram, os 608 cv de potência a estúpidos 77,5 kgfm de torque. Números capazes de gerar um “bote” de 0 a 100 km/h em menos de 4s0, ou mesmo de 0 a 160 km/h e de volta ao 0 km/h em poucos 12s0 usando pouco menos de 30 m para a frenagem.
Para conseguir isso, os projetistas modificaram alguns pontos do motor. A começar pelo volume. Os cilindros ficaram 1 mm mais largo aumentando o deslocamento do propulsor de 8.3 l para 8.4 l.
Alimentar tamanha usina de força não é coisa fácil, para tanto, suas vias aéreas foram também melhoradas com novos cabeçotes e válvulas maiores com controle eletrônico variável, permitindo que o V10 respirasse melhor. Maior e mais livre, o motor otimizou sua capacidade de giro, permitindo o aumento da rotação máxima.
Mas não foi só isso, uma série de outros aprimoramentos como arrefecimento, lubrificações e injeção permitiram os ótimos rendimentos do SRT10. Concorrentes como Corvette Z06, com 512 cv e 65 kgfm, e Shelby GT500, com 507 cv e 66 kgfm, acabaram se tornando presas fáceis para nosso réptil.
Como toda víbora ardilosa, o Viper SRT10 mostra poucas mudanças estéticas em relação aos seus antecessores; apenas rasgos mais pronunciados no capô o diferem da versão menos venenosa com 507 cv, sendo praticamente impossível para sua vítima um reconhecimento a distância pelo retrovisor; quando o adversário se toca, já é tarde demais, para essa mordida não existe soro antiofídico.
Por Dodge Viper