Em um roteiro muito semelhante ao visto na estréia, o Brasil começou mal, tomou sustos, mas saiu vencedor de campo. Na noite deste sábado (13), a equipe derrotou a Bolívia por 3 a 0, e assegurou assim a classificação de forma antecipada ao hexagonal final do Sul-americano Sub-20.
Depois de um sofrível primeiro tempo, o Brasil garantiu o triunfo na etapa final com gols de Luiz Adriano, Tchô e Alexandre Pato. Assim, a seleção manteve o 100% de aproveitamento, foi a nove pontos e segue na liderança do grupo A. Já a Bolívia permanece com um ponto e está eliminada.
Apesar de colocar uma nova dupla no ataque (Luiz Adriano e Alexandre Pato), o time comandado por Nelson Rodrigues mostrou as mesmas deficiências vistas contra Chile e Peru. Com excesso de toques e pouca objetividade, a equipe fez um monótono primeiro tempo.
Para se ter uma idéia, o Brasil finalizou apenas duas vezes ao gol adversário e ambas nem ameaçaram o goleiro. Alvo de muita badalação, Alexandre Pato ficou quatro vezes impedido e foi presa fácil para os marcadores bolivianos.
Na etapa final, a seleção voltou com uma movimentação maior, mas, mesmo assim, sofria para vencer a retranca. Rodrigues tirou o volante Roberto e o meia Willian para colocar Fernando e Danilinho. Porém, a grande alteração só viria mesmo dois minutos depois, aos 14, quando o zagueiro boliviano Tordoya foi expulso, após cometer falta em Leandro Lima.
A partir daí, o Brasil teve mais espaço e abriu o placar aos 18. Em lançamento de Lucas, Luiz Adriano recebeu, invadiu a área e bateu na saída de Lampe. Com a vantagem, o Brasil seguiu em cima do rival e não demorou muito a ampliar.
Aos 35, o meia Danilinho recebeu na esquerda, viu Tchô, seu companheiro no Atlético-MG, entrar livre na área e tocou para o meia definir o marcador. Animado, o Brasil ainda teve tempo para fazer o terceiro com Alexandre Pato, aos 46, após cabeçada de Carlinhos.
Agora, o Brasil volta a campo na segunda-feira, às 23 horas (de Brasília), para enfrentar o Paraguai. Se empatar, a equipe garante o primeiro lugar na chave. Já a Bolívia cumpre tabela contra o Peru, que ainda não somou pontos. Aliás, os peruanos foram goleados pelo Chile por 4 a 2, na preliminar deste sábado.
Com o triunfo, os chilenos também se classificaram para o hexagonal final e terminaram na terceira posição do grupo, com seis pontos, um a menos que o Paraguai, o outro garantido da chave na parte decisiva do Sul-americano.
Fonte : Último Segundo