A banda paraibana Capim Cubano tem se destacado no cenário musical como uma das melhores representantes da música latina. Ancorada num grupo afinado e que investe pesado nos metais, e ainda conta com a ginga e a sensualidade do vocalista Yegor Gómez em cima do palco. O Capim Cubano conquistou o Nordeste, com shows realizados em todas as capitais sempre com um público considerável.
Agora, o grupo alça vôos mais altos e aposta no lançamento deste 2º DVD como pontapé inicial de uma nova fase, que tem como objetivo ganhar o Brasil. A gravação aconteceu no Chevrolet Hall (Recife) em duas fases: no dia 19/10 sem a presença do público para captar banda, instrumentos e palco e no dia 21/10 com a participação de um público de cerca de 12 mil pessoas para gravação de aplausos, gritos e coros.
O grupo se apresenta em João Pessoa no próximo dia 28 (domingo) ao lado de Chiclete com Banana dentro do evento Fest Verão Paraíba, na praia de Intermares. Depois eles partem para uma turne nacional.
A banda
Para coroar este momento, considerado o melhor até então já vivenciado pela banda, os quatro músicos e sócios assinaram um contrato de exclusividade artística com a Luan Promoções e Eventos. Trata-se da maior produtora do Norte e Nordeste, sediada no Recife e com filial em São Paulo.
Liderada por Yegor Gómez (voz), Stênio Alencar (baixo), Clodoaldo Macabel (guitarra) e Lula Nicácio (bateria), a Capim Cubano subiu ao palco do Chevrolet Hall em Recife acompanhada de André Ricardo (teclados), Francy Moura (percussão), Léo Noronha (samplers e teclado), Emanuel de Matos (trompete), Reginaldo e Cláudio (trombone). Com uma média de 15 shows/mês, o grupo ainda consegue reservar 60 horas para ensaiar.
No Recife, o grupo começou a mostrar seu trabalho no Cuba do Capibaribe em 2004 e daí ganhou os principais palcos da cidade, podendo ser chamado de atual fenômeno de público. Salsa, merengue, cúmbia, rumba e pop latino são os ritmos explorados no repertório. Para dar mais ritmo e movimento ao show e contagiar a platéia, sobretudo a feminina que vai ao delírio, o vocalista Yegor utiliza maracás, castanholas, guiro e até um violino, quando executa a canção “Quiero Volver” de autoria da banda.
Sucessos
Para este DVD foram gravadas 18 faixas, das quais 07 são composições próprias. Entre as faixas assinadas pelo Capim Cubano estão “Te quiero”, “Volar volar”, “Vem comigo” e “Capim Cubano es fuego”. Do repertório ainda constam “Tereza Bandolera” e “El dorado”, ambas de Jeová de Carvalho e que tocam exaustivamente nas FM´s do Recife e João Pessoa.
O sucesso do grupo mais conhecido do público é a versão de “Mentirosa” do grupo argentino Ráfaga, uma cúmbia que está entre as mais pedidas, por exemplo, da Rádio Recife. Do mesmo ritmo se destaca ainda a versão de “Hotel Califórnia” do The Eagles. O Gipsy Kings, uma das grandes fontes de inspiração do grupo marca presença na rumba “A mi manera” e com “Volare”. “La vida es um carnaval” de Célia Cruz é outra que leva a platéia ao delírio.
Trabalhos
O cenário do DVD simula um lual com motivos caribenhos de uma forma rústica com muita palha, bamboo, ícones de instrumentos musicais como maracas e castanholas, além de iguanas. Um painel gigante fica ao fundo do palco com quatro painéis suspensos. Um bar móvel com coqueteleira entra em cena em determinado momento do show. Dois quiosques de palha nas laterais dão a sensação de que o palco é um verdadeiro pedaço do litoral cubano. A cenografia é assinada pelo designer Alexsandro Barros, que tem no currículo peças gráficas para Banda Calypso, Saia Rodada e Gatinha Manhosa.
Na estrada desde 2003, o grupo coleciona 03 discos gravados e 01 DVD. Tudo começou em João Pessoa, na Paraíba, quando Clodoaldo Macabel, que tocava pop rock em barzinhos, depois de umas férias de 2 anos longe dos palcos, resolveu voltar à música. Nesse retorno avaliou que existiam dezenas de bandas de pop rock e era preciso buscar algo novo. “Foi quando parei para pensar e vi que era preciso lançar algo novo, diferente para se destacar no mercado”, comenta Macabel. “Foi aí que pensei na alegria, efervescência e sensualidade do povo nordestino e resolvi apostar nos ritmos latinos. Convidei os demais músicos e caímos na estrada misturando a música latina com a essência e o tempero da região”, conclui eufórico.
O primeiro DVD vendeu cerca de 30 mil cópias, entre os CDs vendidos contabiliza-se algo em torno de um total de 90 mil cópias.
Redação com Assessoria