Paraíba

Passe Livre: sindicato pede investigação de usinas na PB

O presidente do Sindicato dos Agentes Fiscais, Manoel Isidro, em entrevista nesta quarta-feira (17) parabenizou o procurador Francisco Sagres pela operação “Pas

O presidente do Sindicato dos Agentes Fiscais, Manoel Isidro, em entrevista nesta quarta-feira (17) parabenizou o procurador Francisco Sagres pela operação “Passe Livre” que prendeu dez pessoas, sendo seis empresários e quatro funcionários do Fisco. Porém, Isidro lamentou a falta de fiscalização nas usinas do Estado. “Defendemos que o colega que faltar com a ética, seja excluído do quadro”, disse. “Mas o combate à sonegação não pode ser restrita apenas aos agentes”, completou.

Segundo Isidro, existe uma discriminação na cobrança dos tributos através do Termo de Acordo e Regime Especial (Tare). O tal termo serve para diminuir a carga tributária do contribuinte em troca de promessas de empregabilidade e investimento no Estado. “Vamos levar um ofício para Sagres a fim de que o conteúdo do Tare seja divulgada para a sociedade”, informou. O presidente disse ainda que o sindicato vai pedir a investigação do documento.

De acordo com Isidro, há denúncias de que algumas usinas recebem tratamento especial, “enquanto nossos colegas são afastados e demitidos”, ressaltou. O tratamento especial, segundo Isidro, se dá através da Tare. “Temos casos de empresas que caíram de arrecadação de mais de R$ 1 milhão para R$ 100 mil”, denunciou. A Tare, de acordo com o presidente, seria aplicada tanto em usinas e empresas.

O sindicato pediu apoio aos magistrados e a sociedade em geral. “Instalou-se um clima de terror na Secretaria de Receita”, disse. O sindicato já solicitou uma audiência com o governador Cássio Cunha Lima. A arrecadação do Estado e o desempenho da categoria serão prejudicados pela situação incômoda que se implantou no local.

Em protesto as declarações do secretário da Receita, Milton Soares, o presidente defendeu a categoria. Segundo Isidro, o secretário generalizou e disse que todos os agentes são pessoas incapacitadas para as tarefas desenvolvidas. “Temos pessoas competentes e merecemos respeito”, frisou.

Isidro diz acreditar que a sonegação existe em todos os setores e basta investigação para que tudo venha à tona. O departamento jurídico do sindicato vai entrar com recurso para que os acusados respondam o processo em liberdade.

Valéria Sinésio
ClickPB

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

PF e Gaeco fazem operação em Cabedelo; Victor Hugo e Andre Coutinho são os alvos

2

Paraíba

Polícia Federal investiga influência do tráfico nas eleições e deflagra operação em Cabedelo

3

Paraíba

Operação contra o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro prende homem em Intermares

4

Paraíba

Operação do Gaeco e Draco cumpre mandado em bairro nobre de João Pessoa

5

Paraíba

João Azevêdo reassume Governo da Paraíba e diz que estado terá ‘muitas novidades’ nos próximos dias