O diretor executivo da Associação das Empresas de Transportes Coletivo de João Pessoa, Mario Tourinho, disse na manhã desta quarta-feira, 17, durante explicação sobre o sistema de bilhetagem eletrônica para a imprensa e empresários, que a substituição total dos vales transportes e passes estudantis de papel pelo cartão eletrônico deve acontecer até o mês de junho deste ano.
Tourinho disse ainda que até o começo da próxima semana a STTrans deve estar divulgando um cronograma onde estará toda programação da substituição dos vales e passes de papel pelo cartão. “Podemos adiantar que o fornecimento para as empresas do vale transporte em papel até março. Por tanto em abril já estaremos com todas as empresas com o fornecimento do cartão eletrônico e até junho todos estarão substituídos”, disse.
Estudantes
Com relação ao passe estudantil, por se tratar de um beneficio tem que ser feito um cadastramento especial que deve ter inicio no dia 29 de janeiro e a expectativa é que até junho também esteja já substituído.
Diminuição de custos
Com a implantação do novo sistema as empresas devem ter uma redução nos custos com a emissão dos vales transportes e passes estudantis e com a redução da porcentagem de meia passagem que hoje é registrada pelo AETC. Segundo o próprio Tourinho, 44% dos passageiros que utilizam atualmente o transporte coletivo são estudantes, com a implantação do cartão eletrônico este percentual pode chegar a 30%. “Com isso o índice de aumento anual pode diminuir beneficiando a maioria da população”, declarou.
Substituição
A substituição dos vales transporte que são vendidos para as empresas acontecem até março. Na AETC o usuário pode requerer o cartão através de cadastro gratuito levando copia do documento de Identidade e comprovante de residência.
O primeiro cartão é cedido em sistema de comodato e não tem custo para o usuário, porém a primeira cardo no cartão tem que ser no valor de R$ 16, equivalente a dez passagens.
Marcos Wéric
Clickpb