Diretores nacionais da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) estiveram nesta quinta-feira (18) em João Pessoa para entrega simbólica de três vagões restaurados para o sistema ferroviário da Paraíba. A previsão, segundo Lucélio Cartaxo, superintendente da CBTU na Paraíba, é de que até julho deste ano mais oito vagões sejam totalmente recuperados para garantir melhor conforto para os passageiros.
O órgão aguarda ainda a chegada de nova locomotiva para aumentar a quantidade de vagas na linha Santa-Rita-João Pessoa-Cabedelo e reduzir a distância entre uma viagem e outra. A restauração e aquisição de novas locomotivas faz parte de programa da Companha que em quatro anos registrou aumento de 61% no fluxo de passageiro.
´O grande desafio nosso foi de ter afastado o fantasma da extinção que preocupava os próprios servidores assim que assumimos a superintendência. A tendência agora é de prosperidade e avanço nos serviços ferroviários do Estado´, declarou Lucélio Cartaxo.
Hoje, ele fez viagem de inauguração dos novos vagões com os diretores nacionais da CBTU Raul de Bonis e Luiz Antonio. ´Estamos dando seguimento ao processo de melhoramento de trens a fim de que garantir melhor conforto ao passageiros e melhor visual aos nossos veículos´, disse Raul de Bonis.
Segundo Lucélio Cartaxo, o preço cobrado pelos transportes ferroviários é uma tarifa social. Uma viagem custa R$ 0,50. Mas nem por isso decuidamos da pontualidade, da limpeza e da manutenção de nossos carros, disse. De acordo com ele, cerca de 2,5 milhões de passageiros usaram as linhas disponíveis no sistema da Paraíba em 2006.
Redação Clickpb