O Programa A Paraíba em Suas Mãos, em parceria com o Sebrae, está possibilitando que o artesanato paraibano mais uma vez esteja presente em um evento nacional. Trata-se da Fashion Business, feira de negócios de moda que acontece no Rio de Janeiro até esta sexta-feira, 19, onde os trabalhos dos artesãos paraibanos estão expondo no estande Talentos do Brasil, que é uma parceria do Sebrae com o Ministério do Desenvolvimento Agrário.
A coleção denominada Dois Pontos, produzida por artesãs do Agreste paraibano, está figurando entre a coleção outono-inverno de grifes nacionais. São bolsas e peças de vestuário com detalhes em bordado e labirinto, que ganharam estilo e bom gosto pelas mãos das artesãs da Paraíba, após participarem de várias oficinas promovidas pelo Programa de Artesanato da Paraíba.
A maior novidade da coleção é o uso de cores e tecidos nunca antes trabalhados pelas artesãs, como a seda pura e o crepe, segundo explicam a gestora do Programa Sebrae de Artesanato, Marielza Rodriguez e a coordenadora do programa A Paraíba em Suas Mãos, Ladjane Sousa. O tradicional artesanato produzido em seis comunidades rurais faz parte do projeto Labirinto e Bordado do Agreste e Brejo Paraibano, entre elas: Chã dos Pereira e Pontina (em Ingá), Serra Rajada (em Riachão do Bacarmarte), Alagoa Nova, Juarez Távora e Serra Redonda.
Os bordados e as formas do labirinto, inspiradas nas fachadas da arquitetura popular e ícones das microrregiões do Agreste e Brejo, são apresentados em peças como xales, vestidos e saias longas. Os acessórios, que seguem uma linha urbana e de moda praia feminina, são bolsas, que também contam com design diferenciado e formatos modernos.
A artesã Dona Dida, de Serra Rajada (PB), que está participando pela quarta vez do Fashion Business, ganhou destaque na página de notícias do Governo federal – agenciabrasil.gov.br/imagens/banco_de_imagens – como uma das integrantes do projeto Talentos do Brasil.
Secom-PB