Estevam Hernandes Filho, fundador da Igreja Apostólica Renascer em Cristo, deixou na noite desta quinta-feira a prisão nos Estados Unidos. Sua mulher, Sônia Haddad Moraes Hernandes, deve sair ainda hoje.
O casal, no entanto, será vigiado pela polícia de Miami e não poderá deixar o local.
Os Hernandes foram detidos no último dia 9 no aeroporto de Miami por terem declarado incorretamente à alfândega norte-americana que não carregavam mais de US$ 10 mil cada. O casal portava, entretanto, US$ 56 mil em espécie.
Divulgação
Fundador da Renascer deixa prisão nos EUA; bispa Sônia deve sair ainda hoje
Relatório produzido pela própria alfândega norte-americana revela que o casal transportava os dólares escondidos em diversos compartimentos, como bolsas, porta-CDs e até dentro de uma bíblia, que estava na bagagem de Sônia.
O casal ficou preso no Centro de Detenção Federal, na região central de Miami, até terça-feira, quando os dois foram transferidos para detenções da polícia de imigração.
Estevam seguiu para o Centro de Detenção Krome, enquanto sua mulher foi levada para uma prisão em West Palm Beach, próxima de Boca Raton, cidade onde o casal possui uma mansão.
Brasil
Fachada de uma das igrejas Renascer em Cristo, em São Paulo
Reportagem publicada pela Folha no dia 25 de outubro informava que um ex-funcionário da Renascer, que se identificou como "J", disse que o dinheiro arrecadado entre os fiéis era usado para pagar funcionários de empresas dos Hernandes. Assim, sobravam mais recursos para que as empresas do grupo comprassem bens.
Numa outra denúncia, o Ministério Público de São Paulo acusou os Hernandes e o bispo primaz Jorge Luiz Bruno de falsidade ideológica. Eles teriam montado uma igreja "laranja", chamada Internacional Renovação Evangélica, para livrar a Renascer de processos.
Segundo a denúncia, a igreja Internacional Renovação Evangélica, criada em 2004 por Jorge Luiz Bruno, não existe fisicamente. No endereço indicado na ata de fundação rua Maria Carlota, 879, na zona leste de São Paulo funciona um templo da Renascer.
Folha Online