Mais de 2 milhões unidades vendidas e quase sete anos depois, a Mercedes-Benz lançou hoje em Sttutgart, Alemanha, a 3ª geração do Classe C, sedã que na Europa é considerado um compacto premium – aqui já entra na categoria dos automóveis médios de luxo.
O modelo, que já foi chamado de “Baby-Mercedes”, é o seu veículo mais popular no mundo, mesmo sendo maior e mais sofisticado que o Classe A (que tivemos aqui). Tudo isso porque ele é a mais pura definição da marca – um veículo moderno, confortável e cujo estilo serve de referência para as marcas plebéias. Ou seja, quando a Mercedes lança uma novidade como esta, o mercado costuma copiá-la. Foi assim com a geração anterior e com o Classe E: seus faróis circulares viraram moda.
Mas hoje eles significam uma volta ao passado e a montadora teve que reinventá-lo do zero, aliás quase do zero, afinal o novo modelo lembra o Classe S e o Maybach, ambos automóveis mais caros e destinados a proprietários que possuem chofer.
É um estilo elegante, atraente, mas não inovador. Novidade mesmo foi a decisão da Mercedes de criar um visual diferente para as suas versões de acabamento. A Classic e Elegance, mais conservadoras, têm grade com mais frisos e símbolo de três estrelas no capô. Já a Avantgarde, mais moderna, possui uma grade mais robusta com apenas três frisos e a estrela de três pontas no centro.
Comandos de voz
Internamente, as novidades tecnológicas é que se destacam. A arquitetura dos comandos foi revista e os equipamentos mais usados ficaram mais próximos do motorista. O Classe C ganhou também diversos sistemas de áudio, navegação e entretenimento mais capazes. Eles vão desde a versão mais simples, com visor de 5 polegadas fixo, com disqueteira de 6 discos até o mais avançado, chamado de Command APS, com tela larga de alta resolução de 7 polegadas, disco rígido de 30 GB, servidor de memória para música com 4 GB, e DVD-Player.
Outra atração é o sistema Linguatronic, que identifica os comandos de voz do motorista em situações, por exemplo, em que ele informa o destino para o navegador GPS. Antes era necessário dizer claramente cada palavra separada de cidades, estradas e países. Agora, basta falar a frase inteira.
Motores mais eficientes
As maiores novidades ficaram por conta dos motores diesel de 4 cilindros, populares na Europa, mas proibidos no Brasil. Em relação aos motores a gasolina, o novo Classe C terá três motores V6 com potência de 204, 231 e 272 hp, além de dois 4 cilindros com compressor, de 156 e 184 hp.
Mais espaço em todos os sentidos
O Classe C ficou maior e não foi pouco. Seu comprimento agora é de 4581 mm (mais 55 mm), a largura, de 1770 mm(42 mm a mais), e entreeixos, de 2760 mm (45 mm a mais). Isso refletiu diretamente no espaço interno que, por exemplo, oferece mais 4 cm na altura dos ombros.
A Mercedes-Benz deverá mostrar o Classe C ao público no Salão de Genebra, que ocorre a partir do dia 8 de março. As vendas na Europa começam em seguida e, em abril, o carro chega aos Estados Unidos. O Brasil, como é comum, deverá receber o modelo ainda este ano, assim que o estoque do atual modelo se esgotar.
Terra