O deputado federal paraibano Wilson Santiago, líder da bancada do PMDB na Câmara dos Deputados, está sendo cotado para concorrer ao cargo de 1º secretário da Casa na chapa do petista Arlindo Chinaglia. O cargo é o segundo mais importante na hierarquia da Mesa Diretora por possibilitar que o ocupante administre um orçamento de R$ 3,5 bilhões por ano.
Santiago conta com o aval das bancadas do PMDB e do PT para disputar o cargo. Mas, prefere ter cautela no momento confirmando que vai concorrer a um cargo na Mesa, seja o de 1º secretário ou outro, por ser um direito legítimo de todos os parlamentares.
Para Wilson Santiago, é importante que a Paraíba esteja numa posição de vanguarda no cenário político nacional, seja na liderança do PMDB – detentor da maior bancada – ou como responsável pela administração da Câmara de Deputados.
Com o anúncio recente do PP e do PTB, Arlindo Chinaglia contabiliza seis partidos favoráveis à sua candidatura, além do PT que marca dividido com a reeleição de Aldo Rabelo. Até agora, sinalizaram positivamente ao petista o PP, PL, Prona, PMDB, PSC.
O PSDB, que anunciou apoio ao petista na semana passada, recuou devido ao lançamento da candidatura de Gustavo Fruet. A meta de Chinaglia é evitar que a eleição para a presidência da Câmara chegue ao segundo turno, com a divisão de votos na bancada da situação.