Na manhã desta sexta-feira (19), técnicos da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (Semam) realizaram a colheita de sementes de ipês amarelos existentes no Parque Solon de Lucena. A expectativa dos técnicos era que fossem recolhidos de três a quatro quilos de sementes, o equivalente a seis ou oito mil mudas que serão plantadas em áreas degradadas da cidade, como os bairros do Cabo Branco e Barra de Gramame e também em praças.
Antônio Cláudio Almeida, biólogo da Semam, explica que as sementes colhidas serão levadas até o Viveiro Municipal, que fica localizado no Sesc Gravatá e é mantido pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP). Lá elas ficarão a meia sombra, num local ventilado, passando por um processo de secagem que dura 20 dias e depois são plantadas com biofertilizante, um composto orgânico.
De acordo com o biólogo, a altura ideal para que sejam plantadas em áreas de reflorestamento é entre 40 e 50 centímetros; para que atinjam esse tamanho demora cerca de um ano. Já em áreas urbanas devem ser plantadas com mais de 1,60m.
Ele informou também que a espécie é Tabebuia alba, popularmente conhecido por ipê amarelo, uma árvore nativa do Brasil. O período de floração se estende de novembro a janeiro dependendo da variação climática e o mês ideal para colher as sementes é o de janeiro.
Fonte: PMJP