O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, resolveu redobrar a vigilância e intensificar a vacinação contra o sarampo na Paraíba. A determinação partiu do Secretário Estadual da Saúde, médico Geraldo Almeida, que na última sexta-feira (19), discutiu com técnicos da área de Vigilância Epidemiológica a constituição de uma rede de monitoramento, depois do recente registro de 47 casos da doença na Bahia. A Secretaria Estadual da Saúde (SES) orienta todas as pessoas que não se vacinaram anteriormente a procurarem a unidade de saúde mais próxima.
De acordo com o Chefe do Núcleo de Imunização da Secretaria Estadual da saúde (SES), Valter Albuquerque, essas iniciativas visam manter a eliminação do sarampo na Paraíba, cujo último caso foi registrado em 1999.
Valter Albuquerque lembra que o calendário de imunização do país preconiza para as crianças uma dose de vacina tríplice viral aos 12 meses de idade e uma dose de reforço na idade pré-escolar. Para os adolescentes e adultos (homens até 39 anos e mulheres até 49 anos) que não tenham sido vacinados recomenda-se que se administre pelo menos uma dose da vacina. “É também importante relatar que existem grupos de maior risco para a doença tais como: profissionais de turismo, da saúde e do sexo, que devem ser vacinados prioritariamente. Esta é a principal medida de controle e a única forma de evitar que o sarampo volte a atacar a população”, destaca.
Os últimos casos confirmados na Paraíba ocorreram nos municípios de Boqueirão e Riacho de Santo Antonio no ano de 1999. A SES mantém desde então uma constante vigilância epidemiológica com o objetivo de identificar o mais rapidamente possível qualquer caso suspeito para que as medidas de prevenção e controle sejam imediatamente implementadas.
Secom-PB