A bancada do PSDB na Câmara dos Deputados se reúne nesta terça-feira, a partir das 14h30, para definir quem apoiará na disputa à presidência da Casa o candidato da terceira via, Gustavo Fruet (PSDB-PR), ou Arlindo Chinaglia (PT-SP).
Antes do lançamento do nome do candidato da terceira via, o líder do PSDB na Câmara, deputado Jutahy Júnior (BA), após consulta por telefone a membros da bancada, havia declarado apoio do partido à candidatura de Chinaglia.
O apoio a um candidato petista, no entanto, provocou a reação imediata de lideranças tucanas, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, e o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM).
Com as manifestações contrárias ao apoio a Chinaglia e o anúncio da candidatura de Fruet, o partido decidiu rever a decisão e marcou uma reunião para hoje.
Ontem, no entanto, Aécio já deu sinais de que o PSDB apoiará a candidatura de Fruet. Segundo ele, o partido tomou uma decisão "equivocada" ao inicialmente declarar apoio a Chinaglia. "O anúncio foi precipitado. É a oportunidade de nos reunificarmos em torno de um projeto. A candidatura do Gustavo tem condições de reerguer o Parlamento."
Apesar de reconhecer méritos nas candidaturas de Aldo Rebelo (PC do B-SP) também candidato da base aliada e Chinaglia, o governador afirmou que Fruet tem "alta credibilidade" no Congresso para sair vencedor na disputa. "Os outros têm seus méritos, mas o caminho natural é ir para o Gustavo. Pretendo conversar com líderes nesse sentido."
Novo líder
A reunião de hoje também deve escolher o novo líder do PSDB na Câmara até agora, há apenas um deputado na disputa: Antonio Carlos Pannunzio (SP).
Na avaliação do deputado, o primeiro desafio do novo líder será unir a bancada em torno de uma posição única, claramente oposicionista. Essa união, segundo ele, deve começar pelo apoio a Fruet. "Não ouvi toda a bancada, mas tenho o sentimento de que há uma união muito forte em torno da candidatura de Fruet", afirmou.
Pannunzio disse também que será necessária uma integração maior da bancada com a Executiva nacional do partido para preparar a legenda para a eleição presidencial de 2010.
Folha Online