Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (24), o secretário estadual de Esportes e Lazer, Marconi Paiva e representantes de entidades e autoridades, tomaram algumas medidas que deverão ser adotadas a partir de agora nos jogos do Campeonato Paraibano.
Durante os jogos, a PM vai escoltar os torcedores desde a entrada na cidade onde o jogo for realizado, até a saída. A assessoria frisou que a escolta vai seguir todos os passos dos torcedores, ou seja, se após o jogo, eles (torcedores) decidam ir à uma lanchonete ou shopping, a PM acompanhará a fim de evitar transtornos e possíveis atos de vandalismo.
Ficou decidido que a polícia vai planejar de forma mais organizada a segurança durante os jogos. Segundo assessoria da Secretaria de Esportes, o coronel Lima Irmão reconheceu o erro da categoria durante a reunião. Tanto a Federação Paraibana de Futebol (FPF), os presidentes das torcidas e a PM se comprometeram em realizar reuniões constantes para avaliar as condições de segurança e comportamento durante os jogos.
A criação de um Conselho de Torcidas Organizadas também foi citada pelo secretário. Segundo ele, o conselho servirá para estabelecer um código de postura do torcedor paraibano.
Por último, ficou acertado que durante os jogos, será obrigatória a presença do comandante, o qual deverá supervisionar a partida e o comportamento dos torcedores.
A reunião teve duração aproximada de duas horas e contou com a presença de todos os oficiais do 5° BPM, presidentes de torcidas, comandante da PM, Lima Irmão, coronel Marconi Torres, o secretário de Esportes e Lazer, Marconi Paiva e o delegado da 9ª DD, Edmilson.
Valéria Sinésio
ClickPB