Uma moradora de Connecticut que, na semana passada, foi considerada a pessoa mais velha do mundo, morreu, afirmou seu sobrinho-neto na segunda-feira. A norte-americana tinha 114 anos de idade.
Emma Faust Tillman faleceu na noite de domingo em um asilo de Hartford, Connecticut, onde morava havia quatro anos, disse John Stewart Jr.
Emma nasceu no dia 22 de novembro de 1892, perto de Greensboro, Carolina do Norte. Era filha de ex-escravos e três de suas irmãs e um irmão também passaram dos 100 anos de idade.
Mas a longevidade de Tillman superou a de todos. Ela viveu sozinha até os 110 anos. No asilo, passava a maior parte do tempo cuidando de uma companheira de quarto doente e que tinha 20 anos a menos do que ela.
"Ela sempre dizia: Se você quer saber alguma coisa sobre longevidade e se quiser saber por que eu vivi tanto tempo, pergunte ao homem lá de cima", contou Stewart em uma entrevista concedida na semana passada, quando o Guinness World of Records confirmou que a norte-americana era a pessoa mais velha do mundo.
Tillman nunca fumou, bebeu ou usou óculos, afirmou o sobrinho-neto. Durante um período, ela trabalhou como empregada na casa da atriz Katharine Hepburn.
A norte-americana viveu mais que sua filha, Marjorie, morta aos 80 anos, e mais do que vários de seus netos e bisnetos, disse Stewart.
Segundo o Comitê Internacional dos Supercentenários, a próxima pessoa mais idosa do mundo é a japonesa Yone Minagama, 114.
Até a segunda-feira, o Guinness World of Records não havia ainda verificado essa informação, disse a porta-voz da publicação, Amarílis Espinoza.
Reuters