Por Água Abaixo (Flushed Away, animação, EUA/Inglaterra, 2006, 90 min) é a história de um rato de estimação que tenta enganar um rato de esgoto e acaba sendo jogado na privada da casa em que mora. Preso no esgoto, ele busca agora uma forma de retornar ao seu lar. Com vozes de Hugh Jackman, Kate Winslet, Jean Reno, Ian McKellen e Bill Nighy.
Roddy (Hugh Jackman) é um rato de estimação que vive em um luxuoso apartamento em Kensington e tem dois hamsters, Gilbert e Sullivan, como mordomos. Um dia surge no local Sid (Shane Richie), um rato sujo que é expelido pelo esgoto da pia. Sid acha que tirou a sorte grande, mas Roddy quer se livrar dele o mais rápido possível. Para tanto tenta enganá-lo, dizendo que a privada é na verdade uma banheira e tentando convencer Sid a entrar nela. Porém Sid não é bobo e empurra Roddy para a privada, dando a descarga em seguida. Roddy passa pelos esgotos e chega à cidade de Ratópolis. Lá ele encontra Rita (Kate Winslet), uma ratazana que trabalha com seu barco que é a única que pode ajudá-lo a voltar para casa.
Premiações
– Recebeu uma indicação ao BAFTA de Melhor Filme de Animação.
Curiosidades
– Segundo Peter Lord, co-fundador da Aardman, o conceito original de Por Água Abaixo envolvia piratas e foi apresentado à DreamWorks logo após o lançamento de A Fuga das Galinhas (2000). Como a Aardman não conseguiu financiamento para um filme de piratas, o roteiro teve que ser alterado para o formato atual.
– A produção de Por Água Abaixo foi temporariamente paralisada após a recusa da DreamWorks, com o estúdio cuidando a produção de Wallace & Gromit – A Batalha dos Vegetais (2005) a partir de então.
– É o 1º filme feito pela Aardman que é inteiramente em CGI. O motivo pelo qual o estúdio preferiu usar animação computadorizada ao invés da animação com massa de modelar, sua marca registrada, foi o grande número de cenas com água, que não seriam convincentes caso fosse usada a mesma animação de seus filmes anteriores.
Site Oficial: www.flushedaway.com
Confira a programação nas salas de cinema em João Pessoa.
Redação