Cinema

Cinema na Rua participa de evento no Ponto de Cem Réis

Quatro diretores paraibanos integram a programação do Cinema na Rua, projeto realizado pelo Sesc que chega ao Ponto de Cem Réis no dia 1º de fevereiro.

Quatro diretores paraibanos integram a programação do Cinema na Rua, projeto realizado pelo Sesc que chega ao Ponto de Cem Réis no dia 1º de fevereiro. O projeto vai integrar o evento que marca o início das atividades da Sub-Secretaria de Cultura do Governo do Estado, em 2007. Os premiados curtas "O Cão Sedento", "God O. TV", "Estibordo" e "O Meio do Mundo" serão
exibidos a partir das 19h, encerrando a programação que tem início às 14h.

Além de um roteiro ousado e urbano, "O Cão Sedento", dirigido por Bruno de Sales, traz uma linguagem nova para o cinema paraibano: a ilustração. O desenho é do artista plástico Shiko, que também assina o roteiro do filme. A ficção de 10 minutos foi a grata surpresa de 2005 na produção audiovisual da Paraíba. Diretor estreante, Bruno recebeu prêmios de Melhor Direção em 16mm no 38° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e no Festival do Audiovisual de Pernambuco – Cine PE. As categorias Montagem (Daniel Monguilhott) e Trilha Sonora (Zackarias Nepomuceno) também foram premiadas em festivais daquele ano. 

"GOD.O.TV" foi filmado em 2002, pelo cineasta Carlos Dowling, e é resultado de uma iniciativa do Festival Brasileiro de Cinema Universitário (Niterói/ RJ), que agregou uma equipe de alunos das várias escolas e cursos de cinema de todo o País. O filme é uma livre adaptação de uma peça de Samuel Beckett e traz no elenco Drika Soares, Everaldo Pontes, Ieda Dantas, Ricardo Brandão, Sílvia Aderne, entre outros.

O curta-metragem "Estibordo", dirigido por Marcelo Coutinho e Mariah Benaglia, é uma ficção de caráter experimental. Vencedor da categoria Melhor Vídeo de Ficção Paraibano no Fest Aruanda 2006, o vídeo trás Lara Torrezan e Leonardo Braga no elenco. A fotografia é de João Carlos Beltrão e a trilha sonora de Thiago Falcão.

O último filme da noite é "O Meio do Mundo", do diretor Marcos Vilar. O curta-metragem se destaca pela singeleza da fotografia. Também ganham destaques a direção de arte e a montagem ágil e cheia de citações, que remetem às transformações que um menino vai enfrentar ao ser levado pelo pai para "conhecer o mundo". Dentre as premiações, estão Melhor Fotografia no
Festival de Cinema de Brasília (2005), Prêmio do Banco do Nordeste e Melhor Diretor no Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá (2006). 

Programação

A programação que marca o início das atividades da Sub-Secretaria de Cultura começa às 14h, com a abertura da Parede Poética Ariano Suassuna e Mário Quintana, no salão de exposição do Casarão dos Azulejos. Ás 16h, o grupo de teatro de rua *Mei de Feira *se apresenta, enquanto as crianças e adolescentes do Latatá, entram em cena às 16h30. O Grupo Folclórico do Sesc
Tenente Lucena também estará presente, às 17h. Às 18h, o Círculo de Tambores, comandado pelo percussionista Chiquinho Mino, se faz presente. A última atração, antes da exibição do Cinema na Rua, é do grupo de Capoeira Badauê de Palmares, coordenado pelo contra-mestre Rafael Magnata. 

Redação

COMPARTILHE

Bombando em Cinema

1

Cinema

‘O Auto da Compadecida 2’ registra 1 milhão de espectadores no primeiro fim de semana

2

Cinema

‘O Auto da Compadecida 2’ é a maior estreia de filme nacional desde a pandemia, com arrecadação de R$ 4 milhões

3

Cinema

‘Ainda estou aqui’ é um dos 15 pré-selecionados para o Oscar de melhor filme internacional

4

Cinema

Explosão de carro forte é registrada em Cabaceiras, mas ação faz parte das gravações da série Cangaço Novo, do Prime Video

5

Cinema

“Mafalda” vai ganhar série animada na Netflix