Turipesca
GENY: A Mulher do Mar
Eugenia Maria Caldeira Pólvora Braz, (Geny, no mundo desportivo ), do signo de touros, uma ‘baixinha’ valorosa, cheia de energia que, fala fluentemente sete idiomas ( inclusive o russo), herdou do pai, o empresário José Pinto Braz, mais conhecido como o ‘Rei do Espadarte’ a facilidade para se comunicar e, também, os negócios da família, entre outros, uma empresa de turismo voltada para a pescaria em alto mar. É na Turipesca, que hoje fica na Ilha da Madeira ( um dos melhores destinos para a pesca desportiva), onde ela fica a maior parte do tempo quando não está viajando de férias pelo mundo afora com a sua mãe Geninha, uma simpática senhora de 85 anos. Nascida em Sesimbra, um bucólico vilarejo de pescadores, ( a boa sardinha vem de lá) há 30 Kms do sul de Lisboa, que tem o peixe Espadarte como símbolo gastronômico, ela mora numa bela Quinta que é da família há trezentos anos. Hoje Eugenia Maria colhe os frutos plantados pelo seu pai, o empresário José Pinto Brás, que de longe viu que o local, (Sesimbra) de uma beleza ímpar, seria disputado futuramente pelos turistas e, então, na década de 50, ele constrói o primeiro hotel do Vilarejo.Com o primeiro hotel, o Espadarte, (hoje Hotel Sana Park) surge um serviço de apoio à pesca desportiva em alto mar. Pronto, daí surgiu o negócio da família, que hoje se perpetua através de Eugênia Maria, Geny, conhecida como ‘ a mulher do mar’, filha única do casal, que há doze anos comanda sozinha o negócio, na Ilha da Madeira, que já lhe rendeu bons papos, em alto mar, no seu Iate Brisa do Mar, com a Rainha Silvia da Suécia; com principes árabes, Lord Kessinger, Sá Carneiro e,ainda, o ex-presidente Mário Soares.
Eugenia, estudou em vários Países, não casou, “ só paquero”, fala a risonha empresária, quando almoçávamos no restaurante Lombardi, na capital paraibana, onde está há três meses hóspede do casal Jurgen e Diana Kreuschmer. Ela cultua o sonho de todos os pescadores desportivos: pegar um Marlin, o Rei dos Mares. “ O maior peixe que já pesquei foi um tubarão com 120 Kilos”, fala Geny, que tem como hobbie andar a cavalo, jogar tênis, praticar natação, fotografia e organizar os torneios de pesca em alto mar. “ Na alta estação, nos meses de julho e agosto saímos todos os dias (Turipesca) em busca do Marlin e, no dia 4 de julho, tem o Campeonato Mundial de Pesca Desportiva”, dois dos mais importantes torneios de pesca da Ilha da Madeira.
“No inverno vou aos Países quentes, o Brasil por exemplo é sempre uma boa pedida e, que, já conheço quase todo. Só na Paraíba vim três vezes e sempre em temporadas longas. Agora já estou há três meses por aqui. Adoro as pessoas daqui, simples e simpáticas, ao mesmo tempo e, ainda, de ver os coqueiros” fala Geny que conhece pessoalmente e adora, os nossos compositores e cantores: Zeca Pagodinho, Danielle Mercury, Ivete Sangalo e Fafá de Belém.
Veja em Portugal o que se vê e se curte do Brasil, segundo Geny: as novelas, as caipirinhas (é o drink do momento), os biquines e, ainda, as lojas Natura e Boticário.
Mais informações da Turispesca pelo site: www.madeirafishingcentre.com