O Carnaval Tradição ainda espera a liberação das verbas da Prefeitura de João Pessoa. Segundo o presidente da Federação Carnavalesca, Cardivando Oliveira, a ajuda financeira de R$ 77.500 deve sair ata a próxima segunda-feira (12). O dinheiro será dividido entre dez tribos, seis clubes e orquestras e cinco escolas de samba. “Esperamos também a 1ª parcela do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo do Estado”, frisa o presidente.
O desfile tradicional na Avenida Duarte da Silveira está marcado para acontecer nos dias 18 e 20 de fevereiro. Até lá, Cardivando informa que acontecerão as prévias carnavalescas nos bairros de João Pessoa. “Já fizemos no Costa e Silva, Jaguaribe e Roger”, destaca. As prévias ainda percorrerão os bairros da Torre, Mandacaru e Bessa. “Vamos continuar com as prévias até o dia 13, para não atrapalhar o Folia de Rua”, completa. O encerramento será no Bairro dos Novaes e se o público acompanhar, mais de duas mil pessoas prestigiarão o evento.
Segundo Cardivando, o diferencial deste ano é a motivação dos participantes do Carnaval Tradição que homenageia João Cabral Batista pelos 40 anos de Federação Carnavalesca. “Apesar dos vencedores do ano passado não terem recebido a premiação, nem um simples troféu, estamos otimistas para as apresentações”, lamenta.
A comissão julgadora será composta de oito pessoas que analisarão os seguintes itens:
Tribos: conjunto, fantasia, estandarte, batuque e coreografia.
Clubes e orquestras: conjunto, fantasia, coreografia, estandarte e orquestra.
Escolas: evolução, conjunto, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, samba-enredo, fantasia e alegoria e adereços.
O tempo de desfile, de acordo com o regulamento também varia de acordo com a categoria. Será destinado o tempo de 25 minutos para tribo, 30 minutos para clubes e orquestras e por último, 40 minutos para o desfile de escola de samba.
Ainda de acordo com o regulamento, cada escola deverá ter no mínimo, 130 componentes. A regra também é válida para as tribos que devem ter 70 pessoas e as orquestras devem ter no mínimo, 80 participantes sob pena de desclassificação.
Confira os participantes do Carnaval Tradição:
Tribos
Flecha Negra
Papo Amarelo
Tupinambás
Guanabaras
Tupi-guarani
Africanos
Pele Vermelha
Tabajaras
Chavante
Ubirajara
Clubes e orquestras
Bandeirantes da Torre
Piratas de Jaguaribe
25 Bichos
Frevo e Folia
Ciganos do Esplanada
Dona Emília
Escolas de samba
Império do Samba
Catedráticos do Ritmo
Resplendor
Mirassol
Malandros do Morro
Valéria Sinésio
ClickPB