As ruas e Centro Histórico da Capital estão recebendo um tratamento especial por parte dos órgãos da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e em especial pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), com vistas à abertura das prévias carnavalescas na próxima sexta-feira (9) a partir das 18h. A primeira etapa da ação já foi iniciada na última semana por 80 agentes de limpeza que efetuaram serviços de pintura de meio-fio, capinação e remoção dos resíduos dos corredores onde vão passar os primeiros blocos do Projeto Folia de Rua.
Nesta segunda-feira (5), as atividades continuam nas escadarias da Rua Sílvia Jardim, que fica transversal à Rua General Osório e no Beco da Faculdade de Direito. Elas serão lavadas e aromatizadas para saída dos blocos que abrirão o Projeto Folia de Rua, com apoio do Governo Municipal, através da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).
Essas ações de organização e limpeza da cidade estão agradando à população. O engraxate Waldemar Miguel, que há 25 anos trabalha no Ponto Cem Réis, acha interessante esse trabalho, pois considera a área um dos pontos históricos mais importantes da cidade. "Antigamente aqui era visitado por turistas e pela alta sociedade pessoense que vinham aqui passear no final da tarde. Tomara que com esse trabalho de limpeza da PMJP tenhamos um resgate", observou.
Já o aposentado Paulo Pereira, que diariamente vai à praça jogar conversa fora com os amigos, elogiou também a Prefeitura por estar recuperando a cidade e principalmente a Praça Vidal de Negreiros. "Só lamento que as pessoas não respeitem. Hoje usam essa praça para fazer suas necessidades fisiológicas. Aqui é um lugar importante e fica mais bonito estando limpo. O que está faltando é apenas a conscientização das pessoas", lembrou.
De acordo com Orlando Soares, Diretor de Operações da Emlur, o objetivo é promover uma limpeza intensiva antes, durante e depois das prévias carnavalescas. "A nossa meta é limpar de forma ágil os locais de concentração e da passagem dos foliões para manter esses espaços limpos nas primeiras horas do dia seguinte", acrescentou.
Secom-JP