O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba cassou por unanimidade o mandato do Prefeito de Princesa Isabel, no alto sertão da Paraíba, Jose Sidnei de Oliveira, conhecido como Dr. Sidnei, (PSDB) e do seu Vice, Edvaldo Virgulino de Medeiros, o Dr. Zoma.
Por seis votos a zero o TRE acatou as denúncias e julgou procedente a ação impetrada pelo candidato do PMDB, Dr. Tiago Pereira, que ingressou com uma Ação de Investigação de Mandato Eletivo – AIME, por captação ilegal de votos e abuso do poder econômico.
Entre os vários crimes eleitorais arrolados nos autos, mereceu especial atenção do TRE o fato do Dr. Zoma, então candidato a Vice-Prefeito, ter permanecido trabalhando como médico da Prefeitura durante o período eleitoral, realizando centenas de atendimentos médicos, e, ainda mais, recebendo da prefeitura por isso, sem desincompatibilizar-se como preceitua a legislação eleitoral.
De acordo com Dr. Tiago Pereira, que é bisneto do Cel. Zé Pereira, sobrinho de Aluísio Pereira e neto de Gonzaga Bento (prefeito de Princesa Isabel por 4 vezes), após o pleito de 2004, a coligação liderada pelo PMDB ingressou com a ação, tendo perdido na primeira instância. Após isto, o representante do Ministério Público Eleitoral, Dr. José Guilherme e o relator, Dr. Alexandre Targino, acataram a apresentação do recurso, concluindo que a prática foi nefasta e desestabilizou o pleito.
O prefeito cassado, Dr. Sidnei, é médico, casado com Flora, prima do ex-deputado Nominando Diniz, Conselheiro do Tribunal de Contas, e que foi candidata à deputada pelo PSDB.
De acordo com a decisão unânime do TRE da Paraíba, foram cassados o Prefeito e Vice-Prefeitos respectivamente, assumindo o segundo colocado, na data da publicação do acórdão, que deve demorar de 48 a 72 horas.
Providências
Para o novo prefeito de Princesa, Dr. Tiago Pereira, uma das primeiras providências a ser tomada é a solicitação de uma auditoria nas contas da prefeitura, para que o povo de Princesa possa saber como estão as contas públicas e para onde foi o dinheiro do princesense ao longo desses dois últimos anos.
Paralelamente, Dr. Tiago pretende formar uma comissão independente que irá fazer um levantamento da situação contábil em que se encontra a edilidade e preparar o trabalho de reconstrução do município de Princesa Isabel.
"Não podemos perder tempo, a cidade hoje está em festa, mas aguarda nossa posse para começar a reconstrução", disse o novo prefeito.
Ascom