Paraíba

Saúde faz campanha para reforçar estoque de sangue no carnaval

Saúde convoca voluntários a doar sangue e aumentar o estoque nos hospitais estaduais antes do Carnaval

O apelo é do Governo do Estado, que, através da Secretaria Estadual da Saúde (SES), estabeleceu o Mês do Reforço aos bancos de sangue até a véspera do feriado (17 a 20 de fevereiro). Nesta quarta-feira (7), será disponibilizada uma unidade móvel do Hemocentro, que ficará instalada das 8h às 16h, na avenida Epitácio Pessoa, nas imediações da agência de negócios da Telemar.

A mobilização em busca do aumento no estoque de sangue se deve ao receio das autoridades, já que durante os festejos carnavalescos os estoques tendem a baixar muito, o que pode até prejudicar a realização de cirurgias.

Para isso, o Hemocentro da Paraíba e toda a sua Hemorede, constituída pelos Hemocentros da Capital (sede) e de Campina Grande (regional), e mais seus 11 hemonúcleos distribuídos em regiões e municípios sede dos Núcleos Regionais de Saúde, estabeleceu o Mês do Reforço aos bancos de sangue.

De acordo com a coordenadora da Hemorede da Paraíba, Verônica Morais, tradicionalmente a SES nota redução de seu estoque justamente em períodos de feriados. “Como ocorre em período de férias, o feriado de Carnaval chega a registrar queda de 40%, o que agrava o atendimento médico, pois nessa época há necessidade de muito sangue para o socorro a vítimas de acidentes”, explica.

Verônica Morais esclarece que, para ser doador, basta ter idade de 18 a 65 anos, estar com peso acima de 50 kg, não tomar remédio controlado, não ter ingerido bebida alcoólica até 24 horas antes da doação e estar gozando de boa saúde. Todo o material coletado passa por exames de sífilis, HIV, hepatite B e C, entre outros que garantam a qualidade do sangue coletado.

“Não existe risco no ato de doar sangue. Todo o material é descartável e também não é necessário ficar doando sangue sempre porque doou uma vez”, lembra a Coordenadora da Hemorede.

O Hemocentro atende a 35 hospitais só na grande João Pessoa, fornecendo sangue de qualidade e recebendo em média 100 doadores por dia. A Hemorrede, constituída pelos Hemocentros de João Pessoa e Campina Grande, mais os hemonúcleos, capta em média 4 mil bolsas de sangue mensalmente.

Secom-PB

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Ministra visita a Paraíba nesta terça-feira para festa da homologação da Terra Indígena de Monte-Mor

2

Paraíba

Grupo arromba duas lojas em Mari e fogem com mercadorias

3

Paraíba

Procon-JP já autuou 12 postos dos 73 notificados em fiscalização sobre aumento no preço da gasolina

4

Paraíba

Alagoa Nova gasta mais de R$ 1 milhão com shows de Raça Negra e Sorriso Maroto

5

Paraíba

Ministério Público da Paraíba tem nomeação de 18 aprovados em concursos para cargos de promotor e servidor; confira lista