Mundo

Ataque aéreo dos EUA mata 8 curdos no Iraque

Um ataque aéreo dos EUA matou oito militantes curdos e feriu outros seis no norte do Iraque, disseram autoridades curdas na sexta-feira, descrevendo o incidente

Um ataque aéreo dos EUA matou oito militantes curdos e feriu outros seis no norte do Iraque, disseram autoridades curdas na sexta-feira, descrevendo o incidente como um aparente ato de "fogo amigo."

O comando militar norte-americano disse em um comunicado que suas forças haviam matado cinco homens armados na cidade de Mosul, norte do país, nesta sexta-feira durante um ataque almejando uma célula da Al Qaeda.

Soube-se depois que os homens eram da polícia curda, segundo o depoimento, acrescentando que as forças norte-americanas expressaram "grande pesar às famílias do indivíduos mortos".

Karbir Goran, vice-chefe da União Patriótica do Curdistão (PUK, na sigla em inglês), um dos principais partidos políticos curdos nesta região, disse que o ataque aéreo ocorreu por volta da meia-noite da quinta-feira por um helicóptero dos EUA. "Achamos que nos atigiram por engano", disse Goran à Reuters.

O comunicado disse que durante a operação, as forças norte-americanas identificaram homens armados de um abrigo perto do prédio-alvo da Al Qaeda. Foram feitos pedidos verbais em árabe e curdo para que os homens abaixassem as armas.

Quando o apoio aéreo foi chamado, o comunicado disse que vieram tiros de dentro do abrigo.

Mosul fica perto da região curda e militantes curdos estão presentes em várias parte da cidade.

Reuters

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Trump assina ordem para rebatizar Golfo do México para ‘Golfo da América’

2

Mundo

Trump pode impactar eleições de 2026, dizem 44% dos brasileiros; 51% veem dificuldades para Lula

3

Mundo

Posse de Trump: Bolsonaro diz que filho o representa e Michelle “não trata desses assuntos”

4

Mundo

Sem Lula e Bolsonaro, posse de Trump terá presença de deputado paraibano e mais 20 políticos brasileiros

5

Mundo

Mais forte, Trump retorna hoje à presidência dos EUA e promete nova ordem global; saiba como será a posse