Congonhas iniciou as atividades nesta sexta-feira com pelo menos 20 vôos atrasados, às 6h05. O número de demoras chegou a diminuir no embarque, mas, às 8h30, já havia 23 atrasos registrados no painel da Infraero. Desses, oito foram no embarque e 15 no desembarque – seis deles com pelo menos uma hora e sem previsão de pouso. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), há apenas chuviscos em pontos isolados da capital paulista hoje. Todas as regiões estão em estado de observação.
Ontem, houve 52 pousos e 32 decolagens com atrasos, somando 87. A pista principal de Congonhas foi interditada seis vezes ontem para a medição da lâmina dágua.
Em dois casos – às 11h35 e 17h45 -, técnicos detectaram que havia mais de 3 mm de água no local e a pista foi fechada. Segundo uma determinação judicial, o local precisa ser interditado toda vez que o acúmulo de água da chuva superar o limite estabelecido.
A tempestade que caiu na capital paulista desde a última quarta-feira superou a média de acúmulo de água para o mês. Das 19h de quarta até as 19h de quinta, a cidade de São Paulo registrou, em média, 85,2 mm de chuvas.
Esse valor equivale a 63% da precipitação prevista para fevereiro, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).
Redação Terra