A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará nesta segunda-feira (12), durante todo o dia na Estação Ferroviária de João Pessoa, situada no Bairro do Varadouro, e no terminal ferroviário Bairro de Mandacaru, realizando uma atividade educativa de prevenção às DSTs e Aids.
Uma equipe profissional fará a abordagem dos passageiros que passarem pelo local, alertando para a necessidade do uso da camisinha e, além disso, as pessoas serão orientadas a evitar a ingestão de bebida alcoólica quando estiverem ao volante, a fim de prevenir a ocorrência de acidentes e violências, especialmente nas festividades carnavalescas.
Na segunda-feira, o grupo de percussão Baticumlata, da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), fará uma apresentação na estação central, recepcionando os passageiros no começo da manhã. A SMS estará disponibilizando um lote de cinco mil preservativos e três mil cordéis com uma mensagem educativa sobre as DSTs, além dos demais materiais de divulgação.
A gerente de Vigilância Epidemiológica do município, Júlia Vaz, destaca a importância da ação enquanto forma relembrar as precauções nos eventos do carnaval. "No período carnavalesco há uma maior propensão às relações sexuais e, consequentemente, um maior risco de adquirir uma doença sexualmente transmissível", disse ela, acrescentando que os interessados em obter mais informações sobre o assunto serão encaminhados ao serviço municipal de referência, o Centro de Testagem e Aconselhamento, que funciona no Bairro da Torre, para agendar o teste de HIV ou mesmo de hepatites.
Ainda de acordo com a gerente de Vigilância Epidemiológica, a equipe da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou sobre um quantitativo de pessoas que utilizam o trem, vindas de outros estados e mesmo de outros países. "Devido ao porto em Cabedelo, muitas pessoas de outras localidades utilizam o trem e nós estaremos aproveitando a oportunidade para também disponibilizar a vacina da tríplice viral", informou.
As atividades promovidas na Estação Ferroviária são uma parceria entre a SMS, Emlur, CBTU e Secretaria Estadual de Saúde.
Fonte: PMJP